Seguindo a nossa compilação dos melhores filmes do ano, selecionados pelas principais revistas e jornais do segmento, apresentamos hoje a escolha do prestigiado jornal norte-americano The Washington Post. A lista dos melhores filmes de 2023, conforme eleita pelo jornal, foi divulgada em 4 de dezembro.
O texto assinado pela jornalista Ann Hornaday começa relembrando o ano de 2022. Na perspectiva de Hornaday, 2022 foi um período um tanto monótono no que diz respeito a filmes. Foi um ano no qual a jornalista encontrou dificuldades para identificar 10 títulos que verdadeiramente a encantassem.
Para ela, as colheitas foram tão escassas que isso a fez preocupar-se com o futuro do cinema, não apenas como uma forma de arte ou entretenimento de massa, mas como eventos comunitários essenciais para a cultura como um todo.
Entretanto, este ano foi notavelmente único. Hornaday destaca o cenário fascinante que presenciamos em 2023, citando o extraordinário sucesso de “Taylor Swift: The Eras Tour” de Sam Wrench, que atraiu uma legião de jovens para as salas de cinema, e o controverso “Sound of Freedom” de Alejandro Gómez Monteverde, que mobilizou dezenas de grupos religiosos, policiais e políticos de direita.
Além disso, para Hornaday, 2023 foi o ano em que descobrimos que, na maioria das vezes, as produções cinematográficas exploraram a narrativa de mulheres buscando libertar-se das restrições sociais. Isso é exemplificado pela obra “Barbie”, de Greta Gerwig, um tema que, segundo ela, parece ter atingido plena expressão nos anos seguintes aos movimentos #MeToo e Time’s Up.
Ademais, a jornalista ressalta que 2023 foi um ano de aventura, em grande parte proporcionada pela cena independente, que trouxe documentários excepcionais e filmes de língua estrangeira sensíveis e inspiradores. O ano também foi frutífero para a realização, com o debut de várias figuras que trouxeram novas vozes e visões para as artes cinematográficas.
Tendo isso em mente, confira os 10 melhores filmes de 2023 para o The Washington Post:
1) “American Fiction”, de Cord Jefferson
2) “The Holdovers”, de Alexander Payne
3) “You Hurt My Feelings”, de Nicole Holofcener
4) “Anatomy of a Fall”, de Justine Triet
5) “Barbie”, de Greta Gerwig e “Oppenheimer”, de Christopher Nolan
6) “Joan Baez I Am a Noise”, de Miri Navasky, Karen O’Connor e Maeve O’Boyle
7) “Past Lives”, de Celine Song
8) “Reality”, de Tina Satter
9) “Air”, de Ben Affleck