25 de Abril

TIFF 2023: “Pedágio,” de Carolina Markowicz, realça a presença luso-brasileira na 48ª edição do evento

1 2

A participação luso-brasileira no 48° Festival Internacional de Cinema de Toronto dá-se através da longa-metragem “Pedágio” da realizadora brasileira Carolina Markowicz, com co-produção nacional d’O Som e a Fúria, e com o também português Isac Graça no elenco.

Na última quinta-feira (10), a organização do TIFF anunciou a seleção final de filmes para a secção Centrepiece (anteriormente conhecida por Contemporary World Cinema), da qual, entre 47 títulos, faz parte “Pedágio”, ou “Toll”, o título internacional, produzida pela brasileira Biônica Filmes e pela portuguesa O Som e a Fúria, produtoras que previamente colaboraram em “A Viagem de Pedro” de Laís Bodanzky, filme nomeado para 10 prémios da Academia Brasileira de Cinema, cujos vencedores serão anunciados a 23 de Agosto.

banner slider 2024 artigo 3

 

“Pedágio” conta a história de Suellen, a funcionária de uma portagem, que se apercebe que pode usar o seu trabalho para conseguir dinheiro extra num esquema de assaltos a passageiros ricos, com o objectivo de conseguir pagar um workshop evangélico de conversão gay ao seu filho, programa esse liderado por um pastor com prestígio internacional, interpretado pelo português Isac Graça.

Além de Graça, o elenco conta com os brasileiros Maeve Jinkings, Thomas Aquino e Kauan Alvarenga (protagonista de “O Órfão”, também de Markowicz, vencedor do Queer Palm no Festival de Cannes de 2018).

“Pedágio” é a segunda longa-metragem de Markowicz, após o premiado “Carvão” de 2022, considerado um dos filmes do ano pelo The Times, e vencedor de diversos prémios da indústria.

 

Com “Pedágio”, a produtora O Som e a Fúria volta a evidenciar-se no percurso de festivais, depois de ter produzido alguns dos maiores êxitos internacionais portugueses da última década, entre os quais “Tabu” (Festival de Berlim de 2012) e “As Mil e Uma Noites” (Festival de Cannes de 2015) de Miguel Gomes, ou “Cartas da Guerra” (Festival de Berlim de 2016) de Ivo M. Ferreira, sendo uma das produtoras de Cinema portuguesas mais premiadas a nível nacional e internacional.

A programação do TIFF 2023 integra também filmes como “Next Goal Wins”, de Taika Watiti, “Hitman”,de Richard Linklater, “Monster”, de Hirokazu Kore-eda, “The Zone of Interest”, de Jonathan Glazer, “The Holdovers” de Alexander Payne, “Dumb Money”, de Craig Gillespie e “The Boy and the Heron”, de Hayao Miyazaki.

Na secção Centrepiece, “Pedágio” compete com “Close Your Eyes”, de Victor Erice e “Perfect Days”, de Wim Wenders.

 

O TIFF é um dos festivais com taxa de aceitação de filmes mais baixa do mundo, sendo que em 2022 apenas 1,4% dos filmes submetidos ao festival foram aceites. O Festival de Toronto é considerado um dos “big five” dos Festivais de Cinema do Mundo – Cannes, Berlim, Veneza e Sundance são os restantes quatro.

O grande vencedor da edição anterior do TIFF foi o filme de Steven Spielberg, “Os Fabelmans”, posteriormente nomeado para sete Óscares da Academia.

 

Na mesma edição, passaram por Toronto as curtas-metragens portuguesas “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves e “Ice Merchants”, de João Gonzalez, a segunda nomeada para melhor-curta de animação nos referidos prémios da Academia, e já o filme mais premiado da História do Cinema Português.

 

Ao Festival de Toronto, de 7 a 17 de Setembro, sucede-se a passagem de “Pedágio” pelo Festival de Cinema de San Sebastian. O filme, rodado no Brasil, aguarda data de estreia nas salas de cinema.

Skip to content