tio-tomas-regina-pessoa-2

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” nomeado para os Prémios da Academia ​Europeia de Cinema 2020

O mais recente filme de Regina Pessoa, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, é um dos cinco nomeados para a categoria de Melhor Curta-Metragem da 33.ª edição dos European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu).

Promovido e distribuído pela Agência da Curta Metragem, com co-produção entre a portuguesa Ciclope Filmes, a canadiana ONF/NFB e a francesa Les Armateurs, que contou ainda com uma importante participação na produção de Phil Davies, “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” tem sido galardoado mundialmente desde a sua estreia, como em Annecy (França), onde foi premiado duplamente, no Animamundi (Brasil), ou em Chicago (EUA), entre muitos outros. O filme de animação venceu, ainda, o galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação na 47.ª edição dos Annie Awards. Foi a primeira vez que uma obra portuguesa recebeu um prémio da associação de animação americana. O filme esteve ainda na restrita lista de 10 filmes, na fase anterior à nomeação dos 5 finalistas para a melhor curta-metragem de animação para os Óscares.

“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é um comovente tributo a um poeta do quotidiano e um testemunho do amor da realizadora pelo seu tio excêntrico, pessoa que se tornou uma inspiração artística e desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento como cineasta. O filme de 13 minutos é uma mistura elaborada de técnicas de animação, combinando stop-motion com a técnica de gravura animada digital.

tio-tomas-regina-pessoa-3

“Isso significa muito para mim, vindo de uma família disfuncional numa aldeia perdida num pequeno país como o nosso. Tem sido uma longa e árdua jornada desde que comecei a desenhar em criança e agradeço a todos aqueles que me ajudaram nesse caminho, tanto profissional quanto pessoalmente. Acima de tudo, dedico todo o meu amor e o meu obrigado ao meu tio Tomás, a quem este filme é dedicado, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Não é necessário ser-se uma pessoa célebre para se tornar importante nas nossas vidas.”, comentou Regina Pessoa.

Os vencedores serão revelados durante a cerimónia virtual dos EFA às 19 horas do dia 10 Dezembro, depois da votação dos 3800 membros da academia.