“Toda a Beleza e a Carnificina”, da realizadora norte-americana Laura Poitras, um documentário sobre a vida da artista e ativista Nan Goldin, estreia a 16 de março nas salas de cinema nacionais, com distribuição da Leopardo Filmes.
Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2022, o segundo documentário a ser galardoado com o principal prémio em Veneza, o filme é um “épico e emocionante” documentário sobre a vida da fotógrafa e ativista Nan Goldin e a sua luta contra a família Sackler e a farmacêutica Purdue Pharma, responsáveis pela epidemia dos opióides.
Realizado por Laura Poitras, vencedora do Óscar de Melhor Documentário em 2014 pelo filme “Citizenfour”, este filme “salta entre o passado e o presente de Goldin e a sua lendária exposição artística sobre HIV: Witness: Against Our Vanishing, que foi censurada pela NEA – National Education Association [Associação Nacional de Educação], em 1989.”
“A história foca-se, sobretudo, na criação do P.A.I.N (Prescription Addiction Intervention Now), um grupo fundado por Goldin, que procura responsabilizar os diferentes museus e instituições artísticas que colaboraram com a família Sackler em troca de apoio financeiro. No centro do filme estão destacadas algumas das maiores obras de Goldin, como The Ballad of Sexual Dependency; The Other Side; Sisters, Saints and Sibyls; e Memory Lost.”
Nan Goldin é das fotógrafas contemporâneas mais relevantes, com um trabalho artístico singular e de um realismo quase chocante sobre os corpos da comunidade LGBTQIA+, experiências sexuais, consumo de drogas e de violência doméstica. Em 2017, a artista iniciou esta campanha contra a relação de financiamento entre empresas produtoras de opióides e o universo da arte contemporânea.
O filme, que teve a sua ante-estreia em Portugal no LEFFEST 2022, encontra-se nomeado para o Óscar de Melhor Documentário.