Foi divulgado o primeiro trailer de “Vitalina Varela”, o novo filme do cineasta português Pedro Costa, que terá a sua estreia mundial na 72.ª edição do Festival de Cinema de Locarno (Suíça), no dia 14 de agosto, integrado na competição internacional.

Cinco anos depois de ter vencido o prémio de Melhor Realizador no Festival de Locarno pelo filme “Cavalo Dinheiro” (2014), Pedro Costa regressa aos festivais com um filme dedicado à cabo-verdiana Vitalina Varela, que já tinha participado no filme anterior.

Para além de Vitalina participam também no filme Ventura, Manuel Tavares Almeida, Francisco Brito, Imídio Monteiro e Marina Alves Domingues.

Se em “Cavalo Dinheiro” Ventura escreve uma carta de promessas que se ficaram por cumprir a Vitalina, em “Vitalina Varela” esta, cabo-verdiana de 55 anos, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina estava à espera do seu bilhete de avião.

O filme foi também seleccionado para o Festival de Nova Iorque, que decorrerá de 27 de setembro a 13 de outubro, com a garantia de distribuição no circuito norte-americano no início de 2020, pela distribuidora independente Grasshopper Film.

Produzido pela Optec Filmes, o filme ainda não tem data de estreia nas salas de cinema nacionais.