tres-andares-2021-2
"Três Andares", de Nanni Moretti

“Três Andares”, de Nanni Moretti, estreia em novembro nas salas de cinema

O novo filme de Nanni Moretti, “Três Andares”, vai estrear nas salas de cinema em Portugal a 4 de novembro, dois dias depois da ante-estreia na sessão de abertura da 14.ª Festa do Cinema Italiano (que decorre de 2 a 10 de novembro).

Apresentado na seleção oficial Festival de Cannes 2021, o novo filme de Nanni Moretti foi aplaudido unanimemente pela crítica, que o considerou um dos melhores filmes da carreira do realizador.

Moretti regressa ao drama seis anos depois de “Minha Mãe” (2015) e três anos depois do documentário “Santiago, Itália” (2018). “Três Andares”, uma adaptação do romance homónimo do escritor israelita Eshkol Nevo, “foi um dos filmes mais consensualmente aplaudidos do último festival de Cannes, onde Moretti regressou em competição com esta história de um prédio de Roma habitado por três famílias que, ao longo de dez anos, têm de lidar com situações dolorosas, difíceis e desconfortáveis. As escolhas que cada um faz vão determinar o curso da sua existência.”

Na sua nota de intenções, Moretti refere que quis abordar “temas universais como a culpa, as consequências das nossas escolhas, a justiça e a responsabilidade que acompanha a parentalidade”. “Hoje em dia, falamos muito da herança que deixaremos aos nossos jovens em termos ecológicos, mas falamos pouco do que lhes deixaremos em termos éticos e morais. Cada gesto que fazemos, mesmo na intimidade do nosso lar tem consequências que afectam as gerações futuras. Cada um de nós deve ser consciente e responsável: as nossas acções são o que deixamos de herança aos que vêm depois de nós”.

O filme conta com as interpretações do próprio Nanni Moretti, Margherita Buy, Riccardo Scamarcio e Alba Rohrwacher. Com distribuição da Midas Filmes, “Três Andares” estreia assim a 4 de novembro em todo o país, sendo Portugal o primeiro país europeu a estrear o filme depois da sua estreia em Itália no passado dia 23 de Setembro.

tres-andares-2021-cartaz

Skip to content