A exibidora Nos Lusomundo Cinemas vai dedicar três, das suas mais de 200 salas, em exclusivo ao cinema português durante um ano, de forma a melhorar a quota de de mercado nacional, que em 2023 foi de apenas 2,7% dos espectadores.
A iniciativa arranca já esta quarta-feira, 15 de maio, nos complexos de cinema do Alvaláxia Shopping, em Lisboa, Alma Shopping, em Coimbra e Alameda Shop & Spot, no Porto, que passam a ter uma sala com programação constante e inteiramente dedicada ao cinema português.
A NOS espera com esta iniciativa proporcionar “aos espectadores a oportunidade de assistir às estreias de filmes portugueses, em salas dedicadas, até ao final do ano, totalmente focadas no melhor cinema que se faz em Portugal, reforçando a sua aposta no apoio ao setor audiovisual e à produção nacional. Para além de estreias poderão também ser repostos filmes de realizadores portugueses com afinidade com o posicionamento destas salas.”
“Com essas três salas podemos estimular a que as pessoas venham, criem um hábito e saibam que naquele espaço têm sempre cinema português. Pode ser que se consiga trabalhar um público específico e crescer esta tal quota do mercado”, sublinhou o diretor-geral, Nuno Aguiar, à Agência Lusa.
Nuno Aguiar espera que o cinema português atinja “uma quota de talvez 10%” em número de espectadores e, consequentemente, em receitas de bilheteira.
Segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o cinema português teve em 2023 uma quota de mercado de apenas 2,7%, e uma quota de 2,1% em receitas, o que representa 328.762 espectadores e 1,5 milhões de euros de receita de bilheteira, respectivamente. Em relação a 2022, em que a quota de cinema português tinha sido uma das mais altas (5,6% – 536 mil espectadores), o cinema português perdeu cerca de 200 mil espectadores. Portugal tem das mais baixas quotas de mercado em comparação com os outros países europeus.
A NOS assegura que haverá filmes o ano todo para estas três salas, entre estreias e reposições, não condicionando que os filmes portugueses façam circuito comercial noutras salas.
Até ao mês de setembro passarão pelas três salas de cinema português filmes como: “Cândido – O Espião Que Veio do Futebol”, “Barranco do Inferno”, “O Bêbado”, “O Teu Rosto Será o Último”, “Soma das Partes”, “Pátio das cantigas” (reposição), “O Pai Tirano” (reposição), “Podia Ter Esperado Por Agosto”, “Balas & Bolinhos”, “Camarada Cunhal”, entre outros filmes.