Tupac vai ter direito a biografia no cinema

Tupac Shakur

O rapper americano mundialmente conhecido Tupac Shakur (ou 2Pac, o seu nome artístico), vai ter direito a uma cinebiografia que começa finalmente a ser rodada já em 2014. As produtoras Morgan Creek Productions e Emmett/Furla/Oasis Films chegaram finalmente a um acordo, depois de três anos de luta legal entre Morgan Creek e a mãe do músico, Afeni Shakur. As rodagens deveriam ter arrancado logo em 2011, mas a mãe reclamava o direito de controlo criativo na história, pelo que agora Afeni Shakur ficou como produtora executiva. O orçamento do filme, que ainda não tem nome definido, está estimado em 45 milhões de dólares.

Sabe-se ainda muito pouco sobre este filme, para além de que o argumento está a ser finalizado por Eddie Gonzalez e Jeremy Haft. Desconhece-se ainda o nome do realizador que assuma este projecto e o nome do ator que irá dar vida ao Tupac.

Tupac foi considerado por toda a indústria da música como o maior Rapper de todos os tempos. Apesar de ter passado cerca de 11 anos da sua vida na prisão, foi um artista activo, criativamente e politicamente. Lançou cinco albuns e quer as suas músicas, a sua filosofia de vida e ideais, defendiam sempre a igualdade social, racial e económica. “A maioria das suas canções falavam sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, o racismo, os problemas da sociedade e os conflitos com os outros rappers”. Tupac foi assassinado, num tiroteio, a 7 de setembro em 1996, em Las Vegas. Tinha apenas 25 anos. Ainda hoje não se conhecem os culpados.