25 de Abril

Último filme de Hayao Miyazaki, “How Do You Live?”, está quase pronto

Hayao Miyazaki Hayao Miyazaki

O último filme (será?) dos Estúdios Ghibli com Hayao Miyazaki, “How Do You Live?”, está praticamente concluído, segundo o produtor Toshio Suzuki, em informação dada durante a conferência de imprensa do lançamento do Parque Ghibli no Japão, que inaugura a 1 de novembro.

Koji Hoshino, o presidente dos Estúdios Ghibli, informou os fãs de que ainda há muito material a ser redesenhado à mão, mas que a inclusão de novos frames é o que acaba por demorar mais tempo, não esquecendo que o filme tem no total 125 minutos.

A produção do filme, intitulado “How Do You Live?” (“Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka”, em japonês) tem progredido muito bem e encontra-se até adiantada, embora ainda não tenha sido avançada uma data de estreia – estima-se apenas que aconteça em 2023.

A trabalhar em “How Do You Live?” encontra-se a maior equipa de animação jamais vista num filme dos Estúdios, com um total de 60 animadores – em comparação, “O Meu Vizinho Totoro” tinha apenas 8.

“How Do You Live?” será o último filme de Hayao Miyazaki, embora anteriormente o realizador já o tenha anunciado no final dos anos 90, regressando em 2002 para concretizar “A Viagem de Chihiro”, que acabaria por ganhar o Óscar para Melhor Filme de Animação e tornar-se no único filme de língua não inglesa a fazê-lo.

"A Viagem de Chihiro"
“A Viagem de Chihiro”

Em 2013, Miyazaki declarou também que “As Asas do Vento” seria o seu último filme, mas voltou a interromper a sua reforma para ajudar a planear “Aya e a Feiticeira” (2020), o primeiro filme CGI dos Estúdios, realizado não por Miyazaki, mas pelo seu filho Goro.

“How Do You Live?” foi anunciado em 2017 e é a adaptação a filme do romance homónimo de 1937 da autoria de Genzaburo Yoshino. A história gira em torno de um rapaz de 15 anos chamado Koperu, que se encontra a lidar com a morte do pai e a tentar encontrar respostas para todas as perguntas que o assaltam.

Poster de "How do You Live"

Skip to content