“Uma Vida Singular”: Drama com Sir Anthony Hopkins estreia nos cinemas a 28 de março

one life anthony hopkins trailer 1 one life anthony hopkins trailer 2

Sir Anthony Hopkins, vencedor de dois Óscares de Melhor Ator, protagoniza “Uma Vida Singular”, um filme biográfico que narra a incrível história real de Sir Nicholas Winton.

O filme leva ao grande ecrã a missão heroica de Winton, que salvou a vida de mais de 600 crianças dos nazistas, meses antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Helena Bonham Carter, aclamada atriz britânica, une-se ao talentoso Sir Jonathan Pryce, Johnny Flynn e Lena Olin em um elenco singular neste drama histórico e inspirador que estreia nos cinemas a 28 de março.

image004 3
Divulgação

O heroísmo de um jovem corretor

A trama segue a história de Sir Nicholas “Nicky” Winton, um jovem corretor da bolsa londrino (Johnny Flynn), que, juntamente com Trevor Chadwick e Doreen Warriner do Comité Britânico para os Refugiados na Checoslováquia, resgatou 669 crianças aos nazis, nos meses que antecederam a Segunda Guerra Mundial.

Nicholas Winton visitou Praga em dezembro de 1938 e encontrou famílias que, tendo fugido aos nazis na Alemanha e na Áustria, viviam em condições desesperadas, sem abrigo ou comida.

Apercebeu-se imediatamente de que se tratava de uma corrida contra o tempo. Quantas crianças poderiam ele e a sua equipa salvar antes do encerramento das fronteiras?

Um simples ancião

Cinquenta anos depois, em 1988, Nicky (Anthony Hopkins) vive assombrado pelo destino das crianças que não conseguiu levar para Inglaterra, culpando-se sempre por não ter feito mais.

Quando o programa de televisão da BBC ‘That’s Life!’ descobre a história e o surpreende apresentando-lhe algumas das crianças sobreviventes já adultas, Nicky reconcilia-se com a dor que carregou durante cinco décadas.

 

A trama

Baseado no livro ‘If It’s Not Impossible — The Life of Sir Nicholas Winton’, o longa de James Hawes é um retrato sensível e pujante de um herói humanitário, modesto e despretensioso, pouco conhecido do público fora de Inglaterra.

71KBPbE0XIL. AC UF10001000 QL80 4
Reprodução | Amazon

Uma história que permaneceu esquecida durante mais de 50 anos, e que traz à luz o feito heróico de Nicholas Winton – o homem que ficou conhecido como o ‘Schindler britânico’ – e o elaborado esquema de identificação, financiamento e acolhimentos destas crianças refugiadas, conhecidas como ‘kindertransportees’ ou ‘Nicky’s Children’, cujos pais foram praticamente todos assassinados.

Estreia mundial

Com o título original (“One Life”) inspirado no provérbio hebraico ‘quem salva uma vida salva o mundo inteiro’, “Uma Vida Singular”, teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 2023, e celebra o altruísmo humano, recordando a importância da empatia e da coragem, como valores intemporais que continuam a inspirar as gerações futuras.

Skip to content