Mandatory Credit: Photo by ANL/REX/Shutterstock (4024187a) Valentina Cortese Who Flew Into London From New York To Play The Lead In 'secret People'. Valentina Cortese Who Flew Into London From New York To Play The Lead In 'secret People'.

Valentina Cortese, atriz italiana, morreu aos 96 anos

Valentina Cortese, nascida em 1923, morreu hoje aos 96 anos em Milão, de acordo com a Ansa (agência de notícias italiana). O papel mais conhecido da atriz foi em “A Noite Americana”, realizado em 1973 por François Truffaut. Este papel valeu-lhe uma nomeação a Óscar de Melhor Atriz Secundária e a um pedido de desculpas da vencedora, Ingrid Bergman, que insistia que Valentina merecia mais o prémio.

A sua carreira começou com apenas 16 anos, tendo participado em mais de 50 filmes. Ficou conhecida na Europa pela sua interpretação de Cosette e Fantine numa versão italiana de “Os Miseráveis”, tendo de seguida trabalhado com realizadores de renome como Michelangelo Antonioni e Federico Fellini. Entrou em filmes como O Mercado dos Ladrões” (1949), As Amigas” (1955) e “A Condessa Descalça” (1954)

Valentina chegou a participar em várias produções de Hollywood, como “Black Magic”, “O Mercado dos Ladrões”, “Malaya” (todos de 1949) e “A Casa da Colina” (1951), tendo regressado a Itália em 1952. Ainda em Hollywood participou em filmes comoBarrabás” (1961) e A Fantástica Aventura do Barão” (1988)

Contemporânea de atrizes italianas como Sophia Loren, Gina Lollobrigida e Anna Magnani, Valentina Cortese era considerada por muitos como sendo a diva perfeita para os papéis da era pós-guerra do film noir. Segundo Carlo Fontana, presidente da AGIS, “com o falecimento de Valentina Cortese a indústria de entretenimento italiana perdeu a sua última diva do cinema e do teatro”.