Dando continuidade à nossa compilação dos melhores filmes do ano, escolhidos pelas principais revistas e jornais especializados, apresentamos hoje a seleção da revista norte-americana Vanity Fair. Entre as listas compiladas, a revista foi uma das primeiras a revelar suas preferências, fazendo isso em 30 de novembro.
O breve texto de abertura, redigido pelo jornalista Richard Lawson, principal crítico da publicação, destaca que os melhores filmes de 2023 englobam desde dramas intensos até sucessos de bilheteria, além de estudos de momentos da vida silenciosamente perfeitos.
Lawson ressalta que o ano também proporcionou espaço para produções de prestígio espalhafatosas, apoiadas por grandes campanhas de premiação, incluindo alguns projetos peculiares e apaixonantes, tão idiossincráticos quanto os realizadores que os criaram. Em alguns casos emocionantes, são ambas as coisas ao mesmo tempo.
Na avaliação do crítico, o mal-estar existencial, emoções bem escritas, devastação e o sublime são elementos que sustentam a lista eleita pela publicação.
Dito isso, aqui estão os 10 melhores filmes do ano, segundo a Vanity Fair:
1) “May December”, de Todd Haynes
2) “Past Lives”, de Celine Song
3) “The Holdovers”, de Alexander Payne
4) “The Zone of Interest”, de Jonathan Glazer
5) “Passages”, de Ira Sachs
6) “Earth Mama”, de Savanah Leaf
7) “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet
8) “You Hurt My Feelings”, de Nicole Holofcener
9) “Showing Up”, de Kelly Reichardt