“Variações” ultrapassou os 200 mil espectadores nas salas de cinema portuguesas, tornando-se o nono filme português mais visto desde 2004, segundo dados do do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Até ao dia 15 de setembro o filme de João Maia foi visto por 216.885 espectadores, acumulando 1.169.591,20 euros em receitas brutas de bilheteira. Em quatro semanas de exibição o filme de João Maia continua a dominar os tops nacionais.
Este é o filme português mais visto nos cinemas nos últimos quatro anos, ocupando agora a 9.ª posição do ranking à frente de “Amália – O Filme” (2008), que ocupa a décima posição.
Segundo o ICA, no fim-de-semana de 12 a 15 de setembro, o filme mais visto foi “It: Capítulo 2”, por 37.571 espectadores, seguido por “Variações”, visto por 18.837 espectadores.
Produzido pela David & Golias, “Variações” retrata a vida de António Rodrigues Ribeiro (interpretado por Sérgio Praia), figura conhecida da cidade de Lisboa no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme aborda o processo de transformação de António Variações, artista excêntrico e popular, cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte prematura em 1984.
Conta também com interpretações de Victoria Guerra, Filipe Duarte, Filipe Albuquerque, Filipe Duarte, Nuno Casanovas, Teresa Madruga, Eric da Silva, Madalena Brandão e Tomás Alves.