“O Primeiro Homem na Lua”, de Damien Chazelle, foi anunciado como o filme de abertura da Secção Competitiva da 75.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que irá decorrer de 29 de agosto a 8 de setembro.

O diretor do festival, Alberto Barbera, afirmou: “É um verdadeiro privilégio apresentar a estreia mundial do novo e aguardado filme de Damien Chazelle. É um trabalho muito pessoal, original e convincente, maravilhosamente inesperado no contexto dos filmes épicos atuais e uma confirmação do grande talento de um dos realizadores contemporâneos mais importantes do cinema americano. A nossa gratidão vai para a Universal Pictures por estrear O Primeiro Homem na Lua no 75.º Festival de Cinema de Veneza.”

O filme de ficção científica, da Universal Pictures, protagonizado por Ryan Gosling, Jason Clarke e Claire Foy, estreia no ano em que se comemora o 49.º aniversário do desembarque da Apollo 11 na Lua. Damien Chazelle volta abrir a sessão de abertura de Veneza dois anos depois de “La La Land”.

O realizador declarou: “Sinto-me humilde pelo convite de Veneza e estou muito feliz por voltar. É particularmente comovente compartilhar essa notícia tão perto do aniversário do desembarque na lua. Aguardo ansiosamente ansioso para trazer o filme para o festival.”

O filme conta a história da missão da NASA de pousar um homem na Lua, com foco em Neil Armstrong e nos anos 1961-1969. Um relato visceral na primeira pessoa, baseado no livro de James R. Hansen, o filme explora os sacrifícios e o custo, de Armstrong e da nação, de uma das missões mais perigosas da história.

“O Primeiro Homem na Lua” será exibido em estreia mundial, a 29 de agosto, na Sala Grande, no Palazzo del Cinema, no Lido di Venezia.