A primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa, “Listen”, foi distinguida com dois prémios na 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, o Prémio Bisato d’Oro para Melhor Realização, atribuído por um júri de critica independente, e o prémio Sorriso Diverso Venezia, pela sua abordagem às questões sociais.
“Listen”, que teve a sua estreia mundial a 8 de setembro em Veneza, na secção Horizontes, é uma coprodução entre Portugal (Bando À Parte) e Reino Unido (Pinball London), e é baseado em factos reais, sobre um casal português emigrado em Londres, a quem os serviços sociais retiraram os filhos.
Protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a atriz britânica Sophia Myles, o filme retrata a luta pela união da família após um erro irreversível.
“Nos subúrbios de Londres, Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’, levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece nāo ter fim. Tudo se complica com o passar do tempo. Ouve-me retrata a desgastante luta pela uniāo da família após um erro irreversível.”
“Listen” estreia nos cinemas nacionais em 2021.