VISTACURTA 2013

Criado em 2010 pelo Cine Clube de ViseuProjecto Património, sobre o mote de oferecer um panorama dos filmes realizados na região, por autores da região, e/ou sobre temas da região, o VISTACURTA – Festival de Curtas de Viseu realizou ontem em Viseu a sua 4ª edição.

 

O VISTACURTA “é um festival dedicado aos filmes realizados na região, sobre a região ou por pessoas da região. Da ficção ao documentário, filmes de escolas ou experimentais, esta sessão oferece um panorama único da criação recente na área do cinema e audiovisual com ligações à região.”.

 

Está a decorrer esta semana o “Cinema na Cidade 2013”, uma iniciativa do Cine Clube de Viseu (ler aqui) que passa filmes ao ar livre no centro histórico da cidade (na Praça D.Duarte), tendo ontem sido projetadas as 16 curtas-metragens selecionadas, de 60 trabalhos enviados até final de abril, para o VISTACURTA 2013 (os filmes podem ser vistos aqui). Os filmes selecionados pelo júri (Nicolau Tudela, Teresa Eça e Joaquim A. Rodrigues) foram exibidos ao ar livre e atribuídos os respectivos prémios nas categorias de ficção, documentário, experimental e escolar.

 

Vencedores do VISTACURTA 2013

Melhor Filme Vistacurta 2013

Negro, de Jérémy Pouivet

 

Melhor Ficção + Prémio do Público

Verde Ténue, de Joana Beja Silva

 

Melhor Filme Escolar

A Lenda da Cabicanca, de Carlos Pais / Alunos do 6º A (da Escola Básica Pe. José Augusto da Fonseca Aguiar da Beira)

 

Melhor Documentário

Rua Direita, Nº15, de Hugo Santos

 

Melhor Filme Experimental

(Nada) Anda, de Ana Seia de Matos

 

O “Cinema na Cidade”, que segundo o Diário de Viseu “Cinema ao ar livre leva multidão ao centro histórico. A Iniciativa do Cine Clube de Viseu está a ser um êxito. Milhares de Pessoas assistem, diariamente, na Praça D. Duarte, à exibição dos filmes.”, continua hoje, sendo esta a sua última sessão, às 22H, com a projeção do filme “Moonrise Kingdom” (2012) de Wes Anderson.

 

VISTACURTA 2013 - Vencedores

 

Fontes: Cine Clube de Viseu – Facebook / Site