Segundo a Indiewire, o ator Will Smith assinou um contrato com a Netflix para produzir e atuar no filme “The Council”, que irá retratar Nicky Barnes, um mafioso que liderou o sindicato do crime em Nova Iorque durante as décadas de 1970 e 1980.
O argumento da obra foi escrito pelo jornalista e biógrafo norte-americano Peter Landesman, que escreveu e realizou o filme “A Força da Verdade” (2015). Este último conta com Will Smith no papel de Dr. Bennet Omalu, um médico que se opõe à NFL (National Football League) devido às pesquisas e estudos que este faz sobre as lesões cerebrais traumáticas em atletas praticantes de futebol americano. Landesman será também o produtor executivo, juntamente com Joanne Lee e David Lee.
De acordo com a sinopse oficial do filme, “The Council” é a história nunca antes contada de um sindicato do crime composto por sete homens afro-americanos que governaram Harlem na década de 1970 e no início de 1980.Não era um sindicato comum – os seus homens sonhavam com uma cidade-estado afro-americana, auto-suficiente e auto-policiada, financiada por uma revolução no negócio das drogas. O filme centra-se numa intriga Shakespeariana entre o Rei do Conselho, Nicky Barnes, apelidado de ‘Mr. Untouchable’ pelo New York Times, e todos os diferentes membros.” O estúdio (Netflix) acrescenta que “Barnes, cuja morte foi divulgada recentemente, era um chefe americano do crime, ativo na cidade de Nova Iorque durante a década de 1970, que liderou uma quadrilha internacional de narcotráfico, em parceria com a máfia ítalo-americana, até à sua detenção em 1978. Barnes foi condenado a prisão perpétua, acabando por se tornar num informador federal.”
Embora esta nova história venha dar uma nova ideia sobre a vida de Nicky Barnes, este já foi representado no grande ecrã, em papeis mais secundários. Dois desses exemplos é no filme de Ridley Scott, “Ganster Americano” (2007), interpretado por Cuba Gooding Jr., e em “Carlito’s Way: Rise to Power” (2005), papel interpretado por Sean Combs.
Em 2007, Barnes lançou a sua biografia “Mr. Untouchable”, sendo que no mesmo ano o cineasta Marc Levin realizou um documentário com o mesmo título sobre o histórico mafioso de Harlem.
Este projecto marca o retorno de Will Smith à Netflix, após o sucesso de “Bright”, em 2017, que atingiu a marca dos 11 milhões de telespectadores nos primeiros três dias após o seu lançamento.
Ainda não existe nenhuma data oficial para a chegada do filme à plataforma da Netflix, mas as previsões apontam para 2020.