“Women Make Film” – O Feminino em Imagens

Um documentário com 14 horas de duração irá estar disponível no BFI Player, com uma característica extraordinária: trata-se de um documentário sobre mulheres realizadoras.

O filme contará com arquivos exclusivos das melhores realizadoras, assim como alguns dos filmes das mesmas estarão igualmente disponíveis na plataforma para poderem ser usufruídos. Um total de 36 longas-metragens.

O projeto intitulado de “Women Make Film – A New Road Movie Through Cinema” conta com várias vozes femininas na narração, entre as quais Tilda Swinton, Thandie Newton, Jane Fonda, Kerry Fox e tem como responsável o realizador Mark Cousins (A História do Cinema: Uma Odisseia). O documentário será lançado por partes a partir de 18 de maio, durante cinco semanas, e tem como objetivo mostrar uma retrospetiva do legado das mulheres que se encontram por detrás da câmara. Divide-se em 40 capítulos e por diversos temas, como interioridade, credibilidade, edição, amor, morte, musicais, tom, entre outros, e engloba imagens dos seis continentes, 13 décadas e 183 realizadoras.

A ideia surgiu quando Cousins trabalhava num outro projeto, no qual se apercebeu que incluiu apenas um filme com marca feminina, o que o levou a investigar e descobrir filmes realizados por mulheres. Nesse momento, percebeu que queria dar voz a essas mulheres esquecidas no mundo da sétima arte. O seu novo documentário será uma homenagem a essas mulheres e ao seu trabalho que merece ser recordado.