“Wonka”: Hugh Grant rouba a cena com uma pequena, mas marcante aparição como Oompa Loompa

wonka oompa loompa 2 25

Os Oompa Loompas, personagens do livro original de Roald Dahl, são conhecidos por suas canções carregadas de sarcasmo, críticas e crueldade em relação às crianças. Originários de um país insular chamado Oompa-Lândia, situado no Oceano Pacífico, eles são os únicos trabalhadores da fábrica do enigmático Willy Wonka, uma medida tomada pelo proprietário devido ao medo de espionagem industrial. Como recompensa por seu trabalho, o grupo étnico é pago com grãos de cacau, sua comida favorita.

 

Dito isso, recentemente, a comunidade cinéfila ficou surpresa ao ver o ator britânico Hugh Grant interpretando um Oompa Loompa no primeiro trailer de “Wonka”. A prequela de Paul King explora as origens do personagem Willy Wonka, situando-se anos antes dos eventos retratados nas duas versões anteriores de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, lançadas em 1971 e 2005.

WON CC 0001r223 26
Hugh Grant como um Oompa-Loompa

“Wonka”, aguardado prelúdio de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, traz Timothée Chalamet assumindo o papel do enigmático Willy Wonka. O personagem icónico foi imortalizado por Gene Wilder nos anos 70 e por Johnny Depp nos anos 2000. As interpretações de Wilder e Depp transformaram o personagem criado pelo renomado escritor britânico Roald Dahl em um ícone da cultura pop.

Wilder estrelou a primeira adaptação do clássico infantil em forma de musical em 1971, realizada por Mel Stuart. Enquanto Depp assumiu o papel na versão soturna realizada por Tim Burton em 2005.

Em uma crónica publicada em 27 de julho de 2005, no The Guardian, o ator britânico Rusty Goffe, conhecido por interpretar um dos Oompa Loompas na primeira versão de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, detalha que naquela época em que foi gravado o filme havia uma escassez de atores britânicos de baixa estatura. Por esse motivo, seis dos atores que deram vida aos memoráveis funcionários de Willy Wonka eram britânicos, enquanto outros foram recrutados de Malta, Turquia, Alemanha e incluíram até uma mulher, totalizando 10 atores.

 

Goffe relata que após o sucesso do filme estrelado por Gene Wilder, o grupo de atores teve oportunidades em diversos programas de TV, cinema e teatro. Alguns dos Oompa Loompas eram idosos na época – um deles tinha cerca de 70 anos. Foi somente quando os filmes de fantasia atingiram popularidade, e a demanda por pessoas de baixa estatura para interpretar goblins, elfos e robôs aumentou, que muitos desses indivíduos deixaram empregos lucrativos para trabalhar no cinema.

Já na versão realizada por Tim Burton, os Oompa Loompas foram interpretados pelo ator queniano Deep Roy. Para dar vida ao personagem e executar as coreografias das músicas no filme, Roy, que possui cerca de 1,32 m de altura, teve que fazer aulas de pilates e dança.

 

Em 2021, Deep Roy reviveu seu personagem em uma participação especial no videoclipe da música “Atenção”, do cantor e DJ brasileiro Pedro Sampaio. O videoclipe, dirigido por Fernando Moraes em colaboração com Pedro Sampaio, foi totalmente inspirado na estética do filme de Burton. Na época, ao explicar a escolha desse tema, Sampaio declarou o seguinte: “Esse filme sempre esteve muito presente em todas as fases da minha vida, desde a infância. Gosto de tudo nele. As cores, os personagens, a história. É muito lúdico e está na memória de muitas pessoas, incluindo os brasileiros”.

 

No Twitter, as reações à aparição de Grant foram diversas. Alguns usuários brincaram com a escolha, como “Estou incrivelmente pronto para o Hugh Grant como Oompa Loompa!” enquanto outros a consideraram bizarra ou até mesmo um pesadelo ácido. Por outro lado, houve também elogios à decisão.

A razão pela qual Hugh Grant se tornou um Oompa Loompa no novo filme “Wonka” surpreendeu muitos espectadores. Segundo o diretor Paul King, a escolha do ator britânico para o papel foi óbvia.

Durante a estreia do primeiro trailer de “Wonka” em Londres, King explicou seu raciocínio, conforme reportado pelo Hollywood Reporter: “Eu estava pensando no perfil do personagem: quem poderia realmente incorporar um tipo insuportável? E então… bem, surge o Hugh!”, brincou. “Afinal, ele é a pessoa mais hilariamente sarcástica e insuportável que já conheci.”

Skip to content