A Associação Cultural Zero em Comportamento vai apresentar no dia 16 de outubro (sexta-feira), pelas 21h, na Biblioteca de Marvila, um ciclo de curtas-metragens LGBTQI+ chinesas, sob o mote “A China Fora da Caixa”.
“A China é também o que não se vê nas notícias. É um lugar onde se entrecruzam 1,4 mil milhões de pessoas, e onde a diversidade resiste. ‘A China Fora da Caixa’ é um convite para crescer fora de uma caixa cultural e social, mostrando faces diversas da sociedade chinesa, com um especial foque em questões de sexualidade e género.”
Ao todo serão 5 curtas sobre histórias da comunidade LGBTQI+ e uma história sobre os desafios sociais e psicológicos de uma sobrevivente de abuso sexual numa zona rural. Os protagonistas das curtas levam-nos por lugares universais, ao mesmo tempo que partilham experiências individuais e nos desafiam a reconhecer semelhanças e entender diferenças.
As curtas-metragens serão antecedidas pela exposição fotográfica documental “Família e Identidade”, de Irina Kovalchuk, e, após a exibição das curtas, haverá uma conversa com o público, sobre o tema “O cinema como forma de expressão de comunidades marginalizadas”.
Todos os meses a Zero em Comportamento vai ter uma sessão de cinema na Biblioteca de Marvila, com filmes sobre temas tão distintos como: Política, Economia, Direitos Humanos, Educação, Arquitectura e Urbanismo, Artes, Ciência e Ecologia.
Programa 16 de outubro:
Eyes, de Naixin Xu, documentário-experimental, 5 min., 2018
Tang Long, de Jiangtian Zong, documentário, 14 min., 2019
I Love You Mama, de Maya Peters, ficção, 5 min., 2019
Ruins, de He Yi, Ficção, 9 min., 2018
We Outlaws, de Kaixuan Wang, ficção, 34 min., 2018
Fonte: Zero em Comportamento