O Palestine Cinema Days celebra este ano a sua 12.ª edição, neste que é um evento levado a cabo pela Filmlab Palestine, uma organização não governamental sem fins lucrativos que desde 2014 trabalha na promoção da produção de cinema na Palestina e na sua divulgação.
A sua missão é fazê-lo na Palestina, mas simultaneamente inspirar uma audiência mais abrangente e lata e empoderar as próximas gerações de cineastas e público palestinianos.
O Festival Internacional de Cinema Palestine Cinema Days é uma das atividades que a Filmlab Palestine organiza como modo de ligação entre produções e profissionais de âmbito regional e internacional com a indústria cinematográfica palestiniana e colocando a Palestina no mapa da indústria.
Em 2023, ano negro nas memórias de todos, o Festival regressava para a sua 10.ª edição, que representava um marco na sua história, reafirmando um papel central na promoção do cinema palestiniano.
O genocídio posto em marcha na Palestina apenas algumas semanas antes da edição de 2023, fez com que o Festival fizesse uma pausa por respeito ao que se estava a passar e com a crença de que as energias tinham de ser dirigidas para outros caminhos.
Assim, nasceu o Palestine Cinema Days por todo o mundo, a 2 de novembro de 2023. Nesse ano, tiveram lugar 171 sessões de cinema em 41 países diferentes e as pessoas juntaram-se para ver filmes palestinianos em várias cidades por todo o mundo. Apesar da dor e da distância, as sessões de cinema tornaram-se num modo de as comunidades se ligarem à Palestina, testemunharem e expressarem solidariedade.
Em 2024, a resposta foi ainda maior e a 2 de novembro desse ano 396 sessões de cinema tiveram lugar em 57 países diferentes. Oito filmes de e sobre a Palestina foram mostrados através de parcerias com pessoas, colectivos e instituições que acreditam no poder do cinema para dar voz aos palestinianos.
Em 2025, Palestine Cinema Days terá novamente lugar a 2 de novembro um pouco por todo o mundo. Este dia marca o aniversário da Declaração Balfour, o documento através do qual a Grã-Bretanha lança as bases para a formação do Estado de Israel, em 1917, naquela que é considerada a génese do conflito israelo-árabe.
São mais de 500 sessões de cinema, em que se incluem várias cidades portuguesas. As sessões têm lugar através de parcerias com associações e outras entidades locais e abrangem Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Olhão, Portimão, Porto e Viseu.
Em Portimão, poderão ser vistos, no domingo, às 17h00 e às 18h00, com entrada livre, os filmes “UPSHOT” e “A State of Passion”, na sede da associação MODO, em parceria com a Plataforma DOWNLOAD. Os filmes são legendados em português e inglês.
“UPSHOT”, de Maha Haj, conta a história de Suleiman e Mona, um casal que leva uma vida solitária cuidando de animais e árvores e têm discussões intensas sobre as escolhas de vida dos seus filhos. Um dia, a sua rotina é perturbada quando um estranho aparece, relembrando-lhes um passado doloroso.
“A State of Passion“, de Carol Mansour & Muna Khalidi, é um documentário sobre o cirurgião Palestiniano-britânico Dr. Ghassan Abu Sittah, que passou 43 dias em Gaza sob intenso bombardeamento a tratar os feridos. O seu trabalho tornou-se um símbolo de resistência.
Para mais informações acerca de todos os eventos que terão lugar em Portugal, pode aceder-se a este link.
 
					 
			 
						 
				 
				 
			 
						
 
						 
					

 
										 
									 
										 
										 
									 
										 
									 
										 
									 
										