Se disséssemos que éramos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre cinema e que, por algum desígnio divino, pudéssemos fazer da vida isto de escrever sobre a sétima arte, seria isso possível? A resposta é óbvia: dificilmente. Todavia Isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano da fundação do Cinema Sétima Arte. O espírito do western tinha-se entranhado em nós…
“A atividade crítica tem três funções: informar, avaliar, promover”. É desta forma que pretendemos estimular o debate pelo cinema. Acima de tudo, escreveremos sempre como cinéfilos, esses sonhadores enamorados da sétima arte.
Criado a 28 de setembro de 2008, somos um site de informação, crítica e opinião sobre a sétima arte, o cinema, com uma abordagem que recusa o sensacionalismo e de forma autónoma do poder político e independente de poderes particulares.
Em 2024, publicamos o livro “Cinema Sétima Arte: Velhos & Novos Testamentos”, para celebrar os 15 anos de vida do site, reunindo 25 textos de 17 autores.
EX-COLABORAÇÕES
Ana Margarida Ramos, André Francisco, André Marques, André Rui Graça, Ana Valadas, Beki Bonjour, Carlos Melo Ferreira, Catarina Serras, Clara Motta, Constança Fonseca, Daniel dos Santos Morais, Diogo Vieira, Diogo Ferreira, Donny Correia, Eduardo Magueta, Fernando Vasquez, Filipa Saraiva, Gisela Leal, Helena Soares, Hugo Gomes, Inês Oliveira, Inês Moreira, Inês Paredes, José Alberto Pinheiro, Juliana Travassos, Leonor Reis, Luís Carneiro Ferreira, Luís Ferreira, Marcos Moreira, Margarida Neves, Mariana Azevedo, Maria Inês Gomes, Pedro Ferreira, Patricia Rosas, Pedro Barriga, Pedro Henrique, Pery Machado, Rui Martins, Rúben Fonseca, Regina Machado, Sérgio Miguel Silva, Sofia Belem, Sofia Correia Pinto, Teresa Vieira, Tiago Ferreira
O Cinema Sétima Arte é um projeto de informação dedicado ao cinema a ao audiovisual. Definimo-nos como um projeto plural onde se presta informação e opinião periódica de base diária sobre um setor em particular.
Somos um projeto multimédia de informação em atualização permanente, acompanhando a evolução das novas tecnologias de comunicação e pondo em prática as mais modernas técnicas de expressão jornalística na Internet.
Orientados por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política e económica, mas revemo-nos na luta pela causas dos direitos humanos, por uma sociedade mais justa e um planeta melhor onde prevalecem os valores.
Consideramos que a existência de uma opinião pública informada, ativa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta, que não fixa fronteiras regionais, nacionais e culturais aos movimentos de comunicação e opinião.
Estabelecemo-nos dentro dos limites do jornalismo exigente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa.
Somos responsáveis perante os nossos leitores e visitantes, numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares.
Comprometemo-nos assim, por intermédio dos nossos colaboradores e sob a responsabilidade dos seus diretores, a respeitar a legislação aplicável à atividade jornalística, designadamente a Lei da Imprensa, bem como os princípios éticos e deontológicos da profissão.