Nos próximos dias 1 e 2 de novembro de 2025, decorrerá a primeira edição do DOC.AH – Mostra Internacional de Cinema Documental de Angra do Heroísmo, a ter lugar na Recreio dos Artistas, numa iniciativa do Cine-Clube da Ilha Terceira, com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e em parceria com a Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas.
Serão exibidos seis filmes ao longo de quatro sessões, totalmente dedicadas ao género do documentário, um tipo de cinema que utiliza a perspicácia ao explorar a realidade, originando debates e levantando questões, quer a nível global, quer a nível local, e fomentando o pensamento crítico.
É um tipo de cinema que dificilmente chega às salas de cinema dos Açores, criando-se assim a oportunidade de o público local ter acesso a algo que de outra maneira não seria possível, democratizando o acesso a tão interessantes e estimulantes produtos artísticos.
Esta primeira edição será dedicada à apresentação de um conjunto de filmes marcantes dos últimos anos, premiados ou acarinhados pela crítica, promovendo, além do cinema em si, uma reflexão com uma dose certa de realidade, e um inteligente uso da criatividade.
Trata-se de um conjunto de filmes bastante eclético, com curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, e abordando temáticas o mais variadas possíveis, como o género, a velhice ou a guerra.
Na primeira sessão, dia 1 de novembro, pelas 18h00, serão exibidos “Percebes”, um curto documentário animado português, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, seguido por “As Melusinas à Margem do Rio”, de Mélanie Pereira, também de origem portuguesa, e que explora questões de identidade, emigração e nacionalidade.
Na segunda sessão do mesmo dia, pelas 21h00, será exibido “Agente da Felicidade”, um filme do Butão, de Arun Bhattari e Dorottya Zurbó, sobre a avaliação governamental da felicidade neste país.
Na sessão das 15h00 do dia 2 de novembro, serão exibidos dois filmes: “Madeleine”, outra curta-metragem em animação que aborda a temática da idade, oriundo do Canadá, com realização da brasileira Raquel Sancinetti; o segundo filme é “Echo of You”, um filme dinamarquês de Zara Zerny, sobre a vida, o amor e a perda de pessoas com mais de 80 anos.
Para terminar, no dia 2 de novembro, pelas 21h00, será exibido “No Other Land“, vencedor do Óscar para Melhor Documentário em 2025, um duro filme palestiniano, realizado por um coletivo encabeçado por Basel Adra.
O Cine-Clube da Ilha Terceira tem vindo a desenvolver inúmeras atividades em torno do cinema desde a sua reativação, em 2013, como mostras, festivais ou exibições regulares e pontuais de cinema. Em todos esses momentos tem sido promovida a discussão, partilha de informações e desejos para um mundo audiovisual mais coerente, concreto, protegido e com futuro.
 
					 
			 
						 
				 
				 
			 
						
 
						 
					

 
										 
									 
										 
									 
										 
										 
									 
										 
									 
										