Nos dias 16 e 17 de outubro, às 20h30, a Estação Motiva Cultural será palco de uma experiência rara em 2025: a exibição em película 16mm do clássico “O Cangaceiro“ (1953), dirigido por Lima Barreto, dentro da série Cinema na Estação.
A realização do evento é da Fundação Osesp, que gerencia o espaço via contrato de gestão com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Levante_Plataforma de Ideias, representante do Soberano – Rua do Triunfo.
Projetar em película hoje é mais que nostalgia, é reafirmar o cinema como patrimônio vivo e aproximar o público de sua materialidade, afirma Camila Fresca, curadora da Estação Motiva Cultural.
Para ela, a escolha da sala de espetáculos, instalado no antigo concourse da Estação Júlio Prestes, tombado como patrimônio arquitetônico e consolidado como polo cultural, reforça esse gesto de preservação. Estamos no coração da Luz, região que abrigou durante décadas a intensa produção da chamada Boca do Cinema, e trazer essa experiência de volta ao território reafirma a relevância do cinema brasileiro e sua memória coletiva, complementa Renata Forato, uma das idealizadoras da iniciativa.
Produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, “O Cangaceiro” é um dos maiores clássicos do cinema nacional. O longa em preto e branco, com 105 minutos de duração, foi distribuído em mais de 80 países pela Columbia Pictures e premiado no Festival de Cannes (Melhor Filme de Aventura e Melhor Trilha Sonora) e no Festival de Edimburgo.
Com diálogos de Rachel de Queiroz, a trama acompanha o bando do Capitão Galdino no sertão nordestino e o dilema do cangaceiro Teodoro após o sequestro da professora Olívia. O elenco reúne Milton Ribeiro, Alberto Ruschel, Marisa Prado, Vanja Orico e Adoniran Barbosa.
Além das sessões, o público poderá visitar uma exposição de fotografias de bastidores do filme do acervo da Cinemateca Brasileira e participar de um bate-papo sobre a história do cinema na região da Luz e a importância de O Cangaceiro para a cinematografia nacional, com Renata Forato, Marcelo Colaiácovo e Luan Cardoso.
A Estação Motiva Cultural conta com o patrocínio institucional da Motiva, por meio de seu Instituto, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é da Fundação Osesp, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.