Jury Grid Berlinale 2025
Seis críticos juntaram-se para acompanhar e avaliar os filmes em competição pelo Urso de Ouro da 75.ª edição do Festival de Berlim: Carlos Helí de Almeida (O Globo), Paulo Portugal (Insider), Susana Bessa (À Pala de Walsh), Bruno Carmelo (Meio Amargo), Fátima Lacerda (Cinematório) e Ana Carolina Ballan Sebe (No Sofá com Gatos).
No terceiro e penúltimo Jury Grid da Berlinale 2025 começam a definir-se os prováveis ursos de ouro. A produção brasileira “O Último Azul” de Gabriel Mascaro mantém-se como o favorito entre os seis críticos, conseguindo a melhor classificação (4,4 estrelas). Também com 4 estrelas seguem-se as produções chinesa “Living the Land” de Huo Meng e a comédia norte-americana “If I Had Legs I’d Kick You” de Mary Bronstein.
“Blue Moon” de Richard Linklater, sobre a história do lendário compositor Lorenz Hart, e “Kontinental ’25” do romeno Radu Jude, sobre a crise da habitação, também agradaram aos críticos, que atribuíram avaliações que variam entre 3 e 4 estrelas.
Por outro lado, com piores classificações, é consensual que filmes como “Girls on Wire”, “El mensaje”, “Hot Milk” ou “La Tour de Glace”, não foram do agrado dos seis críticos, obtendo médias de 1 e 2 estrelas.



