LUX Prémio Europeu do Público 2025: Anunciados os nomeados

"Foi Só Um Acidente", de Jafar Panahi LUX "Foi Só Um Acidente", de Jafar Panahi LUX
"Foi Só Um Acidente", de Jafar Panahi©LesFilmsPelleas Anne Laure Barbarit

A Academia Europeia de Cinema revelou os filmes nomeados ao LUX Prémio Europeu do Público de 2025, apresentado pelo Parlamento Europeu e a Academia Europeia de Cinema em parceria com a Comissão Europeia e a rede Europa Cinemas.

Os cinco nomeados ao LUX Prémio Europeu do Público foram escolhidos por um painel de profissionais do cinema de todos os estados membros da União Europeia e foram anunciados a 7 de outubro, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Os cinco filmes nomeados são:

2560x384 RC Cinema7arte 1
Publicidade

“Christy”, de Brendan Canty (Reino Unido, Irlanda)

“Deaf” (“Sorda”), de Eva Libertad (Espanha)

“Foi Só Um Acidente”, de Jafar Panahi (Irão, França, Luxemburgo)

“Love Me Tender”, de Anna Cazenave Cambet (França)

“Valor Sentimental”, de Joachim Trier (Noruega, Dinamarca, Suécia, Alemanha, França)

Agora, terão lugar visionamentos gratuitos dos cinco filmes em todos os países da União Europeia até abril de 2026. Pela primeira vez, e para cumprir com o compromisso do Parlamento Europeu em relação à acessibilidade, todos os filmes terão legendas para os surdos e para as pessoas que têm dificuldades de audição.

Os cidadãos de toda a Europa, bem como os membros do Parlamento Europeu, podem votar no seu filme favorito na plataforma do Prémio criada para o efeito. Os seus votos terão um peso de 50% cada um no que toca aos resultados finais de cada filme.

Uma cerimónia para anunciar os laureados do Prémio terá lugar no hemiciclo do Parlamento Europeu em Bruxelas em meados de abril de 2026. Para a edição de 2025, foram organizados mais de 900 visionamentos dos filmes escolhidos, com discussões envolvendo mais de 90.000 espectadores. O vencedor do Prémio em 2025, relembre-se, foi Flow, de Gints Zilbalodis.

O LUX Prémio Europeu do Público tem sido organizado pelo Parlamento Europeu e a Academia Europeia de Cinema, em parceria com a Comissão Europeia e a rede de cinemas Europa, desde 2020.

O seu objetivo é promover o diálogo e a relação entre a política e os cidadãos. O Prémio é complementado pelo Programa de Jovens Talentos, que procura atrair jovens profissionais do cinema para a promoção dos valores europeus e o projeto do LUX Prémio Europeu do Público.