14ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC), promovida pela pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), sob a coordenação do Dr. M. F. Costa e Silva, decorrerá de 23 a 27 de maio, com entrada livre.

A sessão de abertura da 14ª edição da MIFEC acontece a 23 de maio, pelas 18h, no Auditório da ESAP, com a atribuição do Prémio Aurélio da Paz dos Reis Nacional a Serge Abramovici (Saguenail), seguindo-se a exibição do filme “Decrescente” .

A edição deste ano conta com cerca de 40 filmes em competição de escolas de cinema, oriundos de países como Hungria, Ucrânia, Bélgica, Espanha, Brasil e Portugal. Haverá também duas masterclasses, uma de documentário “Documentary cinema – between reality and invention. How to choose ideas for our documentary film” de Lubomir Halatchev, e uma de edição “A Vida a Timeline” de Ivo Reis.

Na sessão de encerramento, no dia 26 de maio, pelas 19h, será atribuído o Prémio Aurélio da Paz dos Reis Internacional ao KINOPROBA – Festival Internacional de Cinema de Ekaterimburgo (da Rússia). O Prémio será recebido pela directora do Festival, Lillia Nemchenko.