O Festival Internacional de Cinema de Berlim vai abrir a sua 68ª edição com a estreia mundial do filme de animação “Isles of Dogs”, de Wes Anderson, no dia 15 de fevereiro de 2018.

O cineasta regressa ao Berlinale pela quarta vez, depois de ter apresentado três filmes seus, “The Royal Tenenbaums” (2002), “The Life Aquatic with Steve Zissou” (2005), e “The Grand Budapest Hotel” (2014), este último abriu a 64ª edição do Berlinale e venceu o Urso de Prata do Grande Prémio do Júri.

“Estou muito satisfeito por o Wes Anderson lançar novamente o concurso Berlinale. Isle of Dogs será o primeiro filme de animação a abrir o Festival – um filme que irá capturar os corações do público com o seu encanto em Wes Anderson”, disse o diretor do festival, Dieter Kosslick.

“Isle of Dogs” marca o regresso do realizador à animação em stop-motion, depois de “O Fantástico Senhor Raposo” (2009). A nova obra de Wes conta a história de um futuro alternativo em que o presidente da câmara de Nagasaki exila todos os cães numa ilha para tentar parar a chamada “gripe canina”. Privado da companhia de seu melhor amigo canino, o filho do presidente tenta resgatar o seu cão dessa ilha.

O elenco é de luxo, contando com Edward NortonBill MurrayJeff GoldblumScarlett JohannsonTilda SwintonBryan CranstonYoko OnoKunichi NomuraHarvey Keitel e Liev Schreiber. O compositor Alexandre Desplat torna assinar a banda sonora num filme de Wes. O filme estreia-se nos Estados Unidos da América a 23 de março de 2018.

A 68ª do Festival de Berlim decorre de 15 a 25 de fevereiro de 2018 e o júri será presidio pelo cineasta alemão Tom Tykwer.