“A Noiva”, novo filme de Sérgio Tréfaut, estreia em janeiro

a-noiva-2023-1 a-noiva-2023-1

A Leopardo Filmes revelou que irá estrear nas salas de cinema portuguesas “A Noiva”, a nova longa-metragem de Sérgio Tréfaut, a 12 de janeiro de 2023.

Tréfaut regressa ao formato de ficção, depois de “Raiva” (2018), com um filme baseado em relatos verídicos e de artigos de jornais, contando a história de Bárbara, uma adolescente portuguesa que, como tantas outras jovens europeias, fugiu de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh. “Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente. Vive num campo de prisioneiros no Iraque. Agora é mãe de dois filhos e está grávida outra vez. É uma viúva de 20 anos e será brevemente julgada pelos tribunais iraquianos.”

“A Noiva” conta no elenco com Joana Bernardo, Hugo Bentes, Lola Dueñas, Hossein Hasan, Rekesh Shahbaz e Saman Mustefa, entre outros.

“Sérgio Tréfaut esteve no Iraque pela primeira vez em 2012, logo após a retirada do exército americano. Uma Guerra civil sangrenta estava a decorrer. Bombas explodiam diariamente, causando milhares de mortos. Naquela época, o realizador tentava preparar um documentário sobre como a teoria de Estado norte-americana segundo a qual uma imprensa independente e eleições livres transformariam o Iraque num país democrático e pacífico era pura hipocrisia. Teve a oportunidade de viajar entre Mossul e Bagdad, mas também no Sul e no Curdistão. O seu projecto de documentário naufragou com o surgimento do ISIS e com a ocupação de Mossul. Pouco depois, o surpreendente número de jovens europeus que se juntaram ao Daesh esteve na origem deste filme.”, lê-se em comunicado.

O filme, que estreou na Secção Orizzonti do Festival de Veneza e premiado no Festival de Cinema Europeu de Sevilha, é uma das estreias portuguesas mais aguardadas de 2023.

Skip to content