Skip to content

Academia Portuguesa e Netflix abrem concurso para argumentistas emergentes

producao filmagem 1 scaled 1 producao filmagem 1 scaled 2

A Academia Portuguesa de Cinema e a Netflix anunciaram a abertura de um concurso destinado a argumentistas emergentes, intitulado de “Pitch Me!”, que tem como objectivo, através de um programa de desenvolvimento de escrita no formato de residências, oferecer aos autores dos projetos selecionados uma oportunidade de colaborar e desenvolver as suas ideias em formato de longas-metragens e séries de ficção.

A edição de 2023 é dedicada ao tema “O ano de todas as histórias” e a “convocatória tem especial foco na diversidade e inclusão de autores e narrativas de segmentos da população em risco de exclusão social, sub-representados no cinema e no audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica/cultural, diversidade sexual e de género, diversidade funcional, pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.”, lê-se no comunicado da Academia Portuguesa.

“O programa culminará num evento presencial com um pitch dos projetos desenvolvidos perante um grupo de profissionais representativos da indústria cinematográfica e audiovisual portuguesa.”

banners maio 2025 2 3
Publicidade

Pode candidatar-se qualquer pessoa de nacionalidade portuguesa ou de qualquer nacionalidade e com residência permanente em Portugal, maiores de 18 anos, “que pertençam a um segmento da população sub-representado nas áreas do cinema e audiovisual, tais como: pessoas com diversidade étnica, cultural, sexual, de género, deficiência ou diversidade funcional e pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido.”

As candidaturas decorrem entre 31 de julho a 7 de setembro de 2023. O júri responsável pela avaliação de projetos é composto pelo poeta e dramaturgo André Tecedeiro, o realizador Ary Zara, a atriz, produtora e argumentista Ciomara Morais, a argumentista e editora Marta Lança e a jornalista e escritora Paula Cardoso. O resultado da seleção será divulgado até dia 2 de outubro do corrente ano.

Sabe mais aqui.

Pitch me! A primeira convocatória para argumentistas emergentes lançada pela Academia Portuguesa de Cinema com a Netflix