Skip to content

“As Fado Bicha”, documentário de Justine Lemahieu sobre a dupla de artistas e ativistas, estreia nos cinemas em abril

O filme que acompanha a jornada artística e ativista de Lila Tiago e João Caçador, a dupla que dá vida à banda Fado Bicha, estreia a 17 de abril nos cinemas.
"As Fado Bicha" (2024), de Justine Lemahieu "As Fado Bicha" (2024), de Justine Lemahieu
"As Fado Bicha" (2024), de Justine Lemahieu

Depois da sua exibição em Festivais como o IndieLisboa e o Queer Porto, “As Fado Bicha” é um documentário escrito e realizado por Justine Lemahieu que regista momentos íntimos das Fado Bicha, desde os bastidores às performances arrebatadoras.

A dupla de músicos e ativista de Lila Tiago e João Caçador tem dado corpo e voz a histórias e lutas LGBTQIA+ através da sua música de resistência e de afirmação política, em temas como “Lila Fadista”, “Estourada” ou “Povo Pequenino”.

“As Fado Bicha” é um documentário que questiona “a nossa relação com as aparências, as normas e as identidades” através das canções da dupla de artistas, canções essas que subvertem e reinterpretam o fado tradicional.

banner horizontal 2025 5 1
Publicidade

Segundo a realizadora luso-francesa, que acompanhou durante vários anos esta dupla, o filme debruça-se sobre a “questão da invisibilização da comunidade LGBTQI+ em Portugal e à experimentação no domínio do fado. Aborda a relação entre performance, corpo e ativismo político, seguindo as conversas e narrativas das artistas Lila Tiago e João Caçador desde os bastidores, os tempos de ensaios e sessões de maquilhagem, habitualmente fora de campo. Assumindo a presença da câmara, procurei questionar as minhas próprias categorias de entendimento, observar e retratar as escolhas musicais, estéticas e discursivas da dupla, para interrogar a relação da nossa sociedade com as normas de género, as regras de linguagem, os tabus ligados à sexualidade e o desprezo pela feminilidade.”

O filme estreia nas salas de Portugal a 17 de abril, com distribuição da Zero em Comportamento.