A Associação MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento lança a mostra “Elas fazem filmes”, para “resgatar do esquecimento, dar o palco, a palavra e o ecrã às profissionais do cinema em Portugal”, com a exibição de 26 filmes, entre longas e curtas-metragens de cineastas portuguesas em 14 cidades de todo o país.
Mostra de cinema arranca a 18 de setembro, pelas 19h, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a exibição de “Jogo de Mão” (1983), de Monique Rutler, e “Cães que Ladram aos Pássaros” (2019), de Leonor Teles. Antes da sessão haverá uma apresentação da mostra junto à livraria Linha de Sombra, que contará com a presença da realizadora Leonor Teles.
Será o ponto de partida para refletir sobre o cinema feito por mulheres em Portugal, com filmes de realizadoras de “diferentes gerações, a trabalhar em diferentes géneros cinematográficos. Com uma programação inédita, oferece um retrato abrangente e relevante do cinema português, em que sobressai uma diversidade fértil de olhares. Pretende ainda estabelecer um diálogo entre realizadoras sobre a experiência de filmar em Portugal.”, lê-se no comunicado da MUTIM.
O programa, que teve em conta o trabalho de digitalização do cinema português que a Cinemateca Portuguesa tem vindo a desenvolver, inclui obras como “Três Dias Sem Deus” (1946) de Bárbara Virgínia, “Revolução” (1975) de Ana Hatherly, “48” (2010) de Susana de Sousa Dias, “Colo” (2017) de Teresa Villaverde, “Tio Tomás: a Contabilidade dos Dias” (2019) de Regina Pessoa, e “O Ofício da Ilusão” (2020) de Cláudia Varejão.
Até julho de 2025 haverá sessões em Lisboa, Porto, Arruda dos Vinhos, Barcelos, Caldas da Rainha, Coimbra, Coruche, Faro, Funchal, Guimarães, Montemor-o-Novo, Santarém, Vila Nova de Famalicão e Viseu.
Programação completa da mostra ELAS FAZEM FILMES (por ordem alfabética):
48 (Susana de Sousa Dias, 2010)
Alma Viva (Cristèle Alves Meira, 2022)
Ana (Margarida Cordeiro e António Reis, 1982)
Aparelho Voador a Baixa Altitude (Solveig Nordlund, 2002)
Cães que Ladram aos Pássaros (Leonor Teles, 2019)
Colo (Teresa Villaverde, 2017)
Costa dos Murmúrios, A (Margarida Cardoso, 2004)
Elo (Alexandra Ramires, 2020)
Erupção Vulcânica dos Capelinhos (Raquel Soeiro de Brito, 1958)
Frágil Como o Mundo (Rita Azevedo Gomes, 2001)
Glória (Manuela Viegas, 1999)
Homem do Lixo, O (Laura Gonçalves, 2022)
Jogo de Mão (Monique Rutler, 1983)
Mar Enrola na Areia, O (Catarina Mourão, 2019)
Nome e o Nim, O (Inês Oliveira, 2003)
Nôs Terra (Ana Tica, 2011)
O Ofício da Ilusão (Cláudia Varejão, 2020)
Relação Fiel e Verdadeira (Margarida Gil, 1987)
Relatos de uma Rapariga Nada Púdica (Lolo Arziki, 2016)
Revolução (Ana Hatherly, 1975)
Rio Vermelho (Raquel Freire, 1999)
Selvajaria (Camila Vale, 2020)
Tempo Comum (Susana Nobre, 2018)
Tio Tomás: a Contabilidade dos Dias (Regina Pessoa, 2019)
Tornar-se um Homem na Idade Média (Isadora Neves Marques, 2022)
Três Dias Sem Deus (Bárbara Virgínia, 1946)