Skip to content

“Avatar: O Caminho da Água” é o filme com maior receita bruta de sempre, em Portugal

Avatar-2-2022-5 Avatar-2-2022-5

“Avatar: O Caminho da Água”, a sequela de “Avatar” (2009), de James Cameron, bateu este fim-de-semana mais um novo recorde ao tornar-se no filme com maior receita bruta acumulada de sempre nas bilheteiras portuguesas.

Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), até 12 de fevereiro de 2023, que recolhe dados desde 2004, o filme de James Cameron já foi visto por 1,012 milhões de espectadores em Portugal e acumulou uma receita bruta de 7,361 milhões de euros.

Com a maior receita bruta acumulada em Portugal, “Avatar: O Caminho da Água” ultrapassa assim o recorde de “Avatar” (2009), que desde então era o filme com maior receita bruta nas bilheteiras nacionais, com 7,297 milhões de euros. “O Rei Leão” (2019) é o terceiro filme mais rentável de sempre, com 6,988 milhões de euros, segundo dados do ICA. No entanto, se observarmos os números de espectadores, “O Rei Leão” continua a ser o mais visto desde 2004 (1,281 milhões de espectadores), seguido por “Avatar” (1,258 milhões de espectadores) e “Avatar: O Caminho da Água”.

banners maio 2025 1 1
Publicidade

O filme decorre uma década após os acontecimentos do primeiro filme e conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e os seus filhos), os seus problemas, as longas distâncias que vão percorrer para se manterem a salvo, as batalhas que lutam para se manterem vivos, e as tragédias que suportam.

Realizado por James Cameron e produzido por Cameron e Jon Landau, o filme está prestes a bater outro recorde a nível mundial, estando muito próximo de ser o terceiro filme mais rentável de sempre nas bilheteiras mundiais, ultrapassando “Titanic” (1997), filme também realizado por Cameron.