Meryl Streep_Berlinale

Foi hoje revelado pela organização do Berlinale que Meryl Streep será a presidente do júri da 66ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a decorrer de 11 a 21 de fevereiro de 2016. Esta será a primeira vez na carreira da atriz americana que irá assumir o papel de jurado num festival de cinema.

Meryl Streep é uma das mais criativas e multifacetadas artistas do cinema. Para marcar o nosso entusiasmo pelo seu talento extraordinário, concedemos-lhe o Urso de Ouro Honorário em 2012 pelo conjunto da sua obra. Estou muito feliz por ela regressar a Berlim, e com a sua experiência artística assuma a presidência do Júri Internacional”, disse o diretor da Berlinale, Dieter Kosslick.

Meryl Streep já apareceu em mais de 40 filmes e é considerada uma das atrizes mais talentosas e versáteis do mundo. Recebeu inúmeros prémios e indicações, incluindo 19 indicações ao Óscar, tendo ganho um Óscar de Melhor Atriz Secundária, por “Kramer vs. Kramer” (1979), e dois Óscares de Melhor Atriz, por “A Escolha de Sofia” (1982) e “A Dama de Ferro” (2011).

A atriz não é nova no Berlinale, tendo sido convidada várias vezes. Em 1999 foi premiada com o prémio Camera Berlinale, e em 2003, juntamente com Julianne Moore e Nicole Kidman, partilhou o Urso de Prata pela sua performance em “As Horas”. Em 2006, esteve novamente a concurso com “A Prairie Home Companion”, de Robert Altman, e em 2012 foi homenageada com o Urso de Ouro Honorário pela sua carreira.

“É emocionante regressar a este festival sob qualquer circunstância, mas é com grande prazer e expetativa que eu irei fazer parte do júri. A responsabilidade é um pouco assustadora, pois eu nunca fui presidente de nada antes, e eu espero que possa estar ao nível dos jurados dos anos anteriores. Grata pela honra”, diz Meryl Streep.