Foram reveladas esta terça-feira, 23 de abril, mais 13 longas-metragens que se juntam à Seleção Oficial da 77.ª edição do Festival de Cannes, a decorrer entre 14 e 25 de maio, dos quais três competem pela Palma de Ouro: “La Plus Précieuse des Marchandises”, de Michel Hazanavicius, “Trei kilometri pana la capatul lumii”, de Emanuel Parvu, e “The seed of the sacred fig”, de Mohammad Rasoulof.
Os filmes em competição são agora 22, dos quais oito são novas participações no festival e quatro são realizados por mulheres. O filme do francês Michel Hazanavicius marca a sua quarta participação em competição em Cannes, o romeno Emanuel Pârvu estreia-se em Cannes com a sua terceira longa-metragem e o iraniano Mohammad Rasoulof marca presença pela primeira vez no festival francês com o seu primeiro filme de animação.
Na secção Sessões Especiais são adicionados mais quatro filmes, que se somam aos anteriores cinco seleccionados. Destaque para “Spectateurs”, do francês Arnaud Desplechin; “An Unfinished Film”, descrito como o filme mais pessoal de Lou Ye, “um diário cinematográfico e o testemunho de um intelectual. É um olhar interno sobre a história recente da China”; e ainda o mais recente filme de Oliver Stone, “Lula”, um documentário sobre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a sua prisão entre 2018 e 2019 e o seu regresso ao poder.
O festival revelou ainda a lista de filmes da competição oficial de curtas-metragens, dos quais um deles é uma produção nacional, o filme “Mau Por Um Momento”, do realizador português Daniel Soares. Produzido por O Som e a Fúria e de Kid With a Bike, com distribuição da Agência da Curta Metragem, o filme terá estreia mundial no Festival de Cannes.
“O dono de um atelier de arquitetura participa com a sua equipa num team-building. O evento corre mal e o arquiteto é confrontado com a realidade do bairro social que estão a gentrificar.”, lê-se na sinopse oficial.
O filme de Daniel Soares é a sexta representação do cinema português no Festival de Cannes 2024, que se junta aos já anteriormente anunciados: “Grand Tour”, de Miguel Gomes, a competir pela Palma de Ouro; a longa-metragem “A Savana e a Montanha”, de Paulo Carneiro, e as curtas-metragens “Quando a terra foge”, de Frederico Lobo, e “O jardim em movimento”, de Inês Lima, na Quinzena de Cineastas; a curta-metragem “As minhas sensações são tudo o que tenho para oferecer”, de Isadora Neves Marques, na Semana da Crítica; e “Algo viejo, algo nuevo, algo prestado”, do realizador argentino Hermán Rosselli, uma coprodução com Portugal.
Un Certain Regard
When the Light Breaks, de Rúnar Rúnarsson
Niki, de Céline Sallette
Flow, de Gints Zilbalodis
Cannes Premiere
Vivre, Mourir, Renaitre, de Gaël Morel
Maria, de Jessica Palud
Sessões Especiais
Spectateurs, de Arnaud Desplechin
Nasty, de Tudor Giurgiu
Lula, de Oliver Stone
An Unfinished Film, de Lou Ye
Fora de Competição
Le Comte de Monte-Cristo, de Alexandre De La Patellière e Matthieu Delaporte
Competição
La Plus Précieuse des Marchandises, de Michel Hazanavicius
Trei kilometri pana la capatul lumii, de Emanuel Parvu
The seed of the sacred fig, de Mohammad Rasoulof
Competição Curtas-metragens
Volcelest, de Éric Briche
Ootidè, de Razumaitė Eglė
Sanki Yoxsan, de Azer Guliev
Les Belles Cicatrices, de Raphaël Jouzeau
Rruges, de Samir Karahoda
Across the waters, de Viv Li
Perfectly a Strangeness, de Alison McAlpine
Tea, de Blake Rice
Amarela, de André Hayato Saito
The Man Who Could Not Remain Silent, de Nebojša Slijepčević
Mau Por Um Momento, de Daniel Soares