Skip to content

Cannes 2024: Filme argentino “Simón de la montaña” vence prémio da Semana da Crítica

“Simon de la montaña”, do argentino Federico Luis, e “Baby”, do brasileiro Marcelo Caetano, são alguns dos filmes vencedores da Semana da Crítica, uma das secções paralelas do Festival.
"Simon de la montaña", de Federico Luis (2024) "Simon de la montaña", de Federico Luis (2024)
"Simon de la montaña", de Federico Luis (2024)

A primeira longa-metragem do realizador argentino Federico Luis, “Simón de la montaña”, venceu o Grande Prémio da 63.ª edição da Semana Crítica no Festival de Cannes na passada quarta-feira, 22 de maio.

Protagonizado por Lorenzo Ferro, o filme conta a história de Simon, de 21 anos, um filho único e solitário que se envolve com um grupo de crianças deficientes, fingindo ser deficiente. Graças à amizade deles ele floresce, descobrindo o amor, o sexo e o sentimento de pertença.

“É um filme sobre amadurecimento. É um tema abordado de forma original, tanto na forma como no conteúdo. É também um filme que fala da deficiência com uma acuidade rara. Nunca educado, sempre humano”, disse a diretora artística da Critics’ Week, Ava Cahen, à Variety.

banner horizontal 2025 5 1
Publicidade

“Estou a pensar não apenas no que isso significa para nós, mas também no que significa para o povo argentino que, ao longo dos próximos quatro anos, lutará, tentando fazer filmes locais”, disse Federico Luis ao receber o prémio desta produção Argentina-Chile-Uruguai.

“Lá em casa tem gente que ainda acha que fazemos filmes que ninguém quer ver. Espero que isto mude a situação e que o povo argentino – e depois o mundo inteiro – assista ao cinema argentino.”

O ator brasileiro Ricardo Teodoro venceu o prémio de Melhor Ator Revelação pelo seu desempenho no filme “Baby”, de Marcelo Caetano, que conta a vida da comunidade LGBTQIA+ na cidade de São Paulo, com a relação entre um homem jovem e um mais maduro.

Segundo Ava Cahen, a seleção deste ano foi “tudo sobre amor, exílio, opressão ou emancipação”.

 

Prémios Semana da Crítica 2024

Grand Prize
Simón de la montaña, de Federico Luis (Argentina)

French Touch Prize of the Jury
Blue Sun Palace, de Constance Tsang (EUA)

Louis Roederer Foundation Rising Star Award
Ricardo Teodoro por Baby, de Marcelo Caetano (Brasil)

Leitz Cine Discover Prize for Short Film
Montsouris Park de Guil Sela (França)

Gan Foundation Award for Distribution
Jour2fête, French distribuidora por Julie Keeps Quiet, de Leonardo Van Dijl (Bélgica)

SACD Award
Leonardo Van Dijl & Ruth Becquart por Julie Keeps Quiet (Bélgica)

Canal+ Award for Short Film
Absent, de Cem Demirer (Turquia)