25 de Abril

“Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros, pode ser visto no Videoclube Zero em Comportamento

A partir de 26 de abril, a Zero em Comportamento disponibiliza no seu Videoclube o filme que retrata o movimento revolucionário levado a cabo pelo Capitão Salgueiro Maia, na madrugada de 25 de abril, que pôs fim à ditadura em Portugal.
"Capitães de Abril" (2000), de Maria de Medeiros "Capitães de Abril" (2000), de Maria de Medeiros
"Capitães de Abril" (2000), de Maria de Medeiros

Estreado em 2000, na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros, é hoje, passados 24 anos, um clássico do cinema português, um dos mais bem conseguidos retratos do golpe militar que derrubou 48 anos do regime fascista português, conhecido como Estado Novo.

É no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 74, que a segunda longa-metragem de Maria de Medeiros “junta-se às coleções dedicadas ao Cinema Português e à História de Portugal do Videoclube Zero em Comportamento.”

“Esta obra cinematográfica que marcou o país na travessia do milénio e que continua a fazer parte da nossa memória coletiva, é um retrato singular de uma aventura, pacífica e lírica, que devolveu a liberdade a Portugal e que veio pôr fim a um regime fascista e opressor. Em “Capitães de Abril”, ouve-se o código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que, naquela madrugada, levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e a acabar com o regime do Estado Novo. Vemos o Capitão Salgueiro Maia marchar com o seu regimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capital sem derramamento de sangue. Entretanto, Manuel, um outro veterano da guerra de África, toma, com um punhado de camaradas, o Rádio Clube Português que se transforma no centro difusor do progresso da revolução. Maia chega a Lisboa e com a ajuda de Gervásio, consegue levar os seus “Chaimites” até ao Quartel do Carmo, onde recebe a rendição de Marcelo Caetano.”, lê-se no comunicado da Zero em Comportamento.

Exibido inúmeras vezes na televisão portuguesa, por norma no mês de abril, o filme “Capitães de Abril” é “um filme, para ver e rever, que nos relembra a emoção que invadiu as ruas e o delirante entusiasmo popular que aclamou os Capitães de Abril.”

A partir do dia 26 de abril o filme fica disponível no catálogo do Videoclube da Zero em Comportamento.

Skip to content