Lux-Film-Days-Online-Filmin-2020

Ciclo de Cinema do Parlamento Europeu disponível gratuitamente na Filmin

O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, juntamente com a Filmin Portugal, plataforma de streaming dedicada ao cinema europeu e de autor, apresentam “Lux Film Days Online”, uma mostra de filmes europeus no âmbito do Prémio Lux de Cinema, disponíveis gratuitamente de 18 a 24 de dezembro em www.filmin.pt.

O Parlamento Europeu criou o Prémio Lux de Cinema para melhorar a distribuição dos filmes europeus em toda a Europa e estimular o debate à escala europeia sobre as principais questões sociais da actualidade.

Esta iniciativa tem por objetivo celebrar a União Europeia como espaço comum de liberdade criativa, a Europa que apoia a sétima arte e encoraja os seus criadores, nomeadamente no âmbito do Programa Europa Criativa (https://www.europacriativa.eu/).

Com este ciclo de cinema, o Parlamento Europeu pretende disponibilizar filmes ligados ao Prémio Lux de Cinema Europeu, de forma totalmente gratuita durante sete dias.

A programação conta com dois filmes que competem pelo Prémio Lux de Cinema 2020: “Corpus Christi, A Redenção”, de Jan Komasa, nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional (em representação da Polónia), uma poderosa reflexão sobre fé, religião, o indivíduo e a sociedade; “Martin Eden”, de Pietro Marcello, vencedor do Prémio Melhor Ator no Festival de Veneza, uma adaptação lírica do romance homónimo de Jack London, que dialoga com os dias de hoje.

A seleção de filmes inclui ainda vários vencedores e finalistas do Prémio LUX, nomeadamente os vencedores “A Mulher em Guerra”de Benedikt Erlingsson (LUX Prize 2018), “Sami Blood”, de Amanda Kernell (LUX Prize 2017) e “Welcome”, de Philippe Lioret (LUX Prize 2009), e os candidatos “A Minha Vida de Courgette”, de Claude Barras (finalista do LUX Prize 2016), e Inimigo da turma”, de Roc Bicek (finalista do LUX Prize 2014).

Programação Lux Film Days Online: 
– Corpus Christi, A Redenção, de Jan Komasa (Films4You)
– Martin Eden, de Pietro Marcello (Leopardo Filmes)
– A Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson (Films4You)
– Sami Blood, de Amanda Kernell
– Welcome, de Philippe Lioret 
– A Minha Vida de Courgette, de  Claude Barras (Outsider Films)
– Inimigo da turma, de Rok Bicek (Legendmain Filmes)

Fonte: Filmin