Cine Bárbaras – Conferência Internacional de Cinema e Audiovisual tem lugar a 23 e 24 de outubro na Lusófona do Porto

Sheila Khan I Cine Bárbaras - Conferência Internacional de Cinema e Audiovisual Sheila Khan I Cine Bárbaras - Conferência Internacional de Cinema e Audiovisual
Sheila Khan

A I Cine Bárbaras – Conferência Internacional de Cinema e Audiovisual nasce nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, inaugurando um ciclo de reflexão crítica sobre as diversas formas de participação de mulheres e de pessoas não-binárias tanto à frente como atrás das câmaras.

O propósito é criar um espaço de diálogo, enfatizar a relevância de novas abordagens estéticas e narrativas no cinema, relacionando os estudos de género, as teorias feministas do cinema e as práticas audiovisuais contemporâneas, valorizando, assim, as múltiplas vozes e experiências que desafiam as narrativas dominantes e constroem novos imaginários visuais.

A conferência é organizada por profissionais do cinema e da academia, desde programadoras, realizadoras, argumentistas, investigadoras e professoras de Audiovisual e Cinema, numa iniciativa da XX Element Project Associação Cultural, organizadora do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema.

2560x384 RC Cinema7arte 1
Publicidade

Desta vez, será acolhida no Porto, reunindo 36 especialistas de referência, provenientes de Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Alemanha e Brasil, que integram algumas das principais universidades e centros de investigação na área dos estudos de cinema, feminismo e comunicação.

Segundo Rita Capucho, cofundadora da XX Element Project e co-diretora do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, a Cine Bárbaras nasce da vontade de criar um ponto de encontro entre quem cria e faz cinema e quem o investiga — um espaço aberto de reflexão e partilha. Pretendemos dar visibilidade à investigação sobre o cinema e sobre os estudos feministas que vêm sendo desenvolvidos, mas também incentivar novas leituras e caminhos de pesquisa sobre o cinema realizado por mulheres e por outras minorias de género que continuam a lutar pelo seu espaço e reconhecimento.

Durante dois dias, o programa apresenta 33 comunicações científicas, duas sessões plenárias com keynote speakers internacionais e nacionais, um workshop bilíngue, e a exibição do documentário “Feminismos, A Liberdade de Ser” (FEMglocal, 77, Portugal), de Ana Sofia Pereira e Vanessa Ribeiro-Rodrigues, seguida de conversa com as realizadoras.

O nome da Conferência é uma alusão à cineasta Bárbara Virgínia (1923-2015), a qual foi também atriz e locutora de rádio. Tornou-se a primeira realizadora do cinema português com o filme “Três Dias sem Deus”, em 1945.

PROGRAMA

23 de outubro | 10h00 – 11h30
Pós-Memória e Coletividade: diálogos sobre Cinema, Identidade e Pertença
Sheila Khan — Universidade Lusófona | CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
Mirian Nogueira Tavares — Universidade do Algarve | CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação

A sessão plenária de abertura propõe um diálogo entre as investigadoras Sheila Khan e Mirian Nogueira Tavares em torno da pós-memória, da identidade e da pertença no cinema contemporâneo, explorando o modo como as imagens e narrativas cinematográficas podem interrogar a História e reconfigurar a memória coletiva. Através de uma perspetiva crítica e comparativa, as oradoras refletem sobre a importância do cinema como ferramenta de reparação simbólica, escuta e transformação democrática.

Sobre as oradoras:
Sheila Khan é socióloga, professora auxiliar e investigadora no CICANT | Universidade Lusófona, e comentadora do programa Debate Africano da RDP África. A sua investigação centra-se na memória e pós-memória, narrativas afrodescendentes e reparações históricas, com uma abordagem pós-colonial e comparativa. Autora e coeditora de diversos volumes e ensaios, foi recentemente distinguida pela plataforma Mulheres na Ciência (2025).

Mirian Nogueira Tavares é Professora Catedrática da Universidade do Algarve, vice-coordenadora do CIAC, diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital (UAlg/UAb), e vice-presidente da ARTECH-Int – Associação Internacional de Arte Computacional. Com mais de 25 projetos de investigação e 100 conferências nacionais e internacionais, é uma referência no campo da Média-Arte Digital, Cinema, Estética e Arte Contemporânea.

24 de outubro | 09h30 – 11h00 
Transforming Production Culture: Towards Social Sustainability in the Film Industry
Skadi Loist — Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Trondheim, Noruega

A investigadore e professore Skadi Loist, reconhecide internacionalmente pelos seus contributos nos estudos de festivais de cinema, equidade de género e sustentabilidade, apresenta uma reflexão sobre as culturas de produção cinematográfica e os desafios que persistem nas estruturas laborais do setor.

Partindo dos resultados do projeto internacional Gender Equity Policy (GEP) Analysis (Alemanha, Reino Unido e Canadá), Loist examina de que forma as políticas, práticas e normas da indústria podem perpetuar ou transformar as desigualdades de género e poder.

A palestra propõe caminhos para uma mudança estrutural baseada em solidariedade interseccional, responsabilidade coletiva e sustentabilidade social, destacando práticas e iniciativas que já apontam para novos modelos de produção mais éticos e inclusivos.

Sobre a oradore:
Skadi Loist (they/them) é Professore Associade de Estudos Fílmicos na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Trondheim. A sua investigação centra-se em festivais de cinema e circulação, métodos digitais, condições de trabalho, diversidade, sustentabilidade e cultura cinematográfica queer. É cofundadore da Film Festival Research Network e da European University Film Award, e tem publicado amplamente em revistas e obras de referência, incluindo o manual Film Festivals: History, Theory, Method, Practice (Routledge, 2016).

23 de outubro | 12h00 – 13h00
Workshop Manual de Boas Práticas no Cinema em Ação  |
Facilitadoras: Ana Sofia Pereira e Camila Lamartine
Promovido por MUTIM, XX Element Project e FEMglocal

O workshop propõe uma abordagem prática e reflexiva sobre a criação de ambientes de trabalho inclusivos e equitativos nas indústrias do cinema e audiovisual.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, dado o número limitado de vagas.

Sessão de Cinema 
Filme: “Feminismos: A Liberdade de Ser” / Feminisms: The Freedom to Be
Direção: Ana Sofia Pereira & Vanessa Ribeiro-Rodrigues
23 de outubro | 18h30 |Salão Nobre

O documentário, desenvolvido no âmbito do projeto FEMglocal – Movimentos Feministas Glocais: Interações e Contradições, reflete sobre as práticas, memórias e resistências de mulheres e coletivos feministas contemporâneos. A exibição será seguida de conversa com as realizadoras.

I Cine Bárbaras – Conferência Internacional de Cinema e Audiovisual é espaço de encontro entre academia, criação artística e ativismo, onde o cinema é pensado como território de resistência, imaginação e transformação social.

O evento tem o apoio financeiro do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, e apoio institucional da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, CICANT, DivIntLab, International Journal of Film and Media Arts, FilmEU, MUTIM, SPECULUM, FEMglocal, CIAC e FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.