Depois do anúncio da nona edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano estar de regresso a Portugal, de 30 de março a 7 de abril, no Cinema São Jorge, UCI – El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa, o cinema italiano chega mais cedo nos Canais TVCine & Séries com um Especial no TVCine 2 composto por quatro obras.

O maior evento da comunidade italiana em Portugal começa nos Canais TVCine & Séries, com o Especial 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano. São quatro filmes sobre a essência italiana, com destaque para “8 ½”, de Federico Fellini, sem dúvida uma das obras mais importantes do cinema em Itália. O Especial 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano começa às 17h05 com “Mediterrânea”, de Jonas Carpignano. O filme retrata o maior flagelo atual da Europa, com a crise dos refugiados. Ayiva (Koudous Seihon) e Abas (Alassane Sy) são dois jovens amigos do Burkina Faso que querem fugir de um país pobre e atrasado em busca de um futuro mais próspero. Atravessam o deserto do Saara, fazem a travessia do Mediterrâneo e chegam a Itália. Lá são recebidos com pedras, ao contrário do que esperavam, numa Europa que ainda não sabe como acolher os refugiados.

Às 19h chega “Lo Chiamavano Jeeg Robot”, de Gabriele Mainetti, um filme de grande ação e comédia à italiana pelas ruas de Roma. Enzo Ceccotti (Claudio Santamaria) é um marginal que se ocupa de pequenos furtos pelas ruas da capital italiana. Um dia, numa fuga à polícia, vê-se obrigado a mergulhar nas águas de um rio e, sem saber, entra em contato com uma substância radioactiva. A pouco e pouco Enzo apercebe-se que ganhou super poderes, como se fosse um super herói que vê na banda desenhada, o que acaba por dar muito jeito quando se vive do crime.

8 1⁄2, de Fellini, é exibido às 22h. Uma das obras maiores do mestre italiano conta com nomes lendários como Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale ou Anouk Aimée. Guido Anselmi (Mastroianni) é um dos maiores realizadores do cinema italiano mas perdeu a inspiração. De forma a recuperar as boas ideias, Guido inicia uma viagem por Itália e pelos seus lugares. Durante o percurso Guido vai ser revisitado pelas personagens da sua vida, nomeadamente mulheres, sejam fantasmas sejam pessoas reais. É este argumento de fantasia misturado com a vida real que vai então servir de base ao novo filme do afamado Guido Anselmi.

O Especial 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano termina às 00h20 com “Le Cose Belle”, um documentário de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno. O filme segue o percurso de quatro pessoas, primeiro adolescentes, depois na idade adulta, que vivem em Nápoles. Em “Le Cose Belle” vemos as suas histórias, os seus sonhos, a sua alegria de viver e mais tarde a sua desilusão, as suas danças e as suas músicas, o que fazem para se divertir e o que fazem enquanto trabalham, tudo com um toque verdadeiramente napolitano.

Especial 8 ½ Festa do Cinema Italiano, a não perder no TVCine 2 a 30 de março, quarta-feira, a partir das 17h05.