Terminou ontem em Lisboa a 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano“Lo chiamavano Jeeg Robot”, de Gabriele Mainetti, é o grande vencedor do Prémio do Público Canais TV Cine & Séries e do Prémio 8 ½ Festa do Cinema Italiano para melhor filme.

“Lo chiamavano Jeeg Robot”, a primeira longa do ator e realizador Gabriele Mainetti, é uma homenagem aos desenhos animados japoneses de Go Nagai. O filme mistura o fantástico com uma encenação crua e realista que surpreendeu público e críticos. O filme promete converter-se num filme de culto deste género cinematográfico. “Lo chiamavano Jeeg Robot” conta com dezasseis nomeações aos David di Donatello, os prémios da Academia Italiana de Cinema, que serão entregues a 18 de abril.

Depois de Lisboa a Festa do Cinema Italiano irá estar em mais catorze cidades portuguesas: Cascais, de 15 a 17 de abril, Coimbra, de 18 a 20 de abril, Porto, 21 a 24 de abril, Aveiro, de 26 a 28 de abril, Elvas, de 29 e 30 de abril, Loulé, de 12 a 14 de maio, Caldas da Rainha, de 13 a 15 de maio, Guimarães, 17, 19 e 22 de maio, Évora, de 17 a 19 de maio, Almada, de 29 de junho a 03 de julho prosseguindo depois para o Funchal, Setúbal, Braga e Beja. Internacionalmente, a Festa do Cinema Italiano irá estar presente, este ano, em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitba, Belo Horizonte e Porto Alegre.