A Casa da Animação – Associação Cultural organiza mais uma edição da Festa Mundial da Animação em Vila Velha de Ródão entre os dias 23 e 28 de Outubro de 2025. O evento tem entrada gratuita e decorre na Casa de Artes e Cultura do Tejo.
A Festa Mundial da Animação é a celebração portuguesa restrita à Casa da Animação do Dia Mundial da Animação, comemorado em simultâneo por uma rede de associações de promoção do cinema de animação a nível mundial no dia 28 de Outubro.
Esta nova edição, a 24.ª Festa Mundial da Animação, alberga uma vez mais uma programação intensa sempre com a preocupação de abranger todas as faixas etárias e tipos de público.
Desde os profissionais e estudantes do sector que poderão assistir a várias masterclasses, workshop de storyboard, Portfolio Review e sessões de cinema de autor, até à comunidade local que pode usufruir, além de toda esta programação, de sessões de cinema para famílias, de um workshop com a comunidade sénior de Sarnadas de Ródão e 9 sessões de cinema dedicadas aos mais novos, para a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e quem mais se quiser juntar.
Todos os anos aderem ao evento dezenas de profissionais e estudantes do sector e este ano esperam-se cerca de 40 convidados e mais de 50 estudantes de animação vindos sobretudo do Instituto Politécnico de Portalegre, um dos nossos parceiros mais antigos.
A programação estende-se também um pouco por todo o país com os programas de circulação que, ao longo de todo o ano, serão distribuídos pelas várias entidades que aderem à nossa rede nacional de parceiros.
Relativamente às masterclasses, serão proferidas por grandes profissionais do cinema de animação, que vão desde o cinema de animação de autor até ao cinema da grande indústria. O festival receberá, por exemplo, Juan Pablo Zaramella, realizador argentino que realizou, entre muitos outros filmes, “Luminaris” , que recebeu o prémio Guiness de filme mais premiado do mundo ou “Passenger”, que estreou na Cerimónia de Encerramento do Festival D’Annecy – o mais importante do mundo na área do cinema de animação.
Rodrigo Goulão de Sousa, realizador e animador de filmes e séries da grande indústria, nomeadamente para a Adult Swim e para canais de streaming como a Netflix, que foi director de animação na série “Scavengers”, realizador de “Uncanny Valley” 01, 02 e 03 e “Playground”.
Isabela Littger, realizadora de “Blind Eye”, art director e storyboarder, tal como o storyboarder que irá dar um workshop para os estudantes de animação, António Soares Neto. Xavier Kawa-Topor, presidente da instituição francesa NEF Animation, historiador e um dos mais importantes investigadores de cinema de animação, será também um dos convidados. A par com Varya Yakovleva, art director e realizadora, responsável pelo departamento de arte de filmes como “The Nose of the Conspiracy of Mavericks”.
Para os estudantes de animação há uma parte da programação reservada para Portfólio Review, um momento de aproximação entre os estudantes de animação nacionais e os produtores e outros peritos de cinema de animação, portugueses e estrangeiros, que pretende ser o momento-chave para que possam aprender mais sobre abordagens na procura de emprego, estratégias para enriquecer e fazer sobressair o seu currículo e portfólio, e dicas sobre a qualidade e direcção do trabalho que estão a desenvolver.
São apresentadas ainda as primeiras sessões oficiais do Prémio Nacional da Animação, a competição nacional que integra a Festa Mundial da Animação e que abarca 3 categorias: Filmes de Profissionais, Filmes de Estudantes e Filmes de Oficinas. As exibições desse programa decorrem na sexta-feira, dia 24 de Outubro e é no dia seguinte, durante a cerimónia de encerramento, pelas 18h00, que serão anunciados os grandes vencedores.
Outra surpresa a registar: os troféus desta 24.ª edição serão concretizados pelo realizador e produtor Abi Feijó e serão também parte de uma homenagem que a Casa da Animação quis fazer a 4 filmes realizados e/ou produzidos por ambos: “Oh Que Calma”, primeiro filme de Abi Feijó que celebra 40 anos, “Fado Lusitano”, de Abi Feijó que celebra 30 anos, “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa que celebra 20 anos e “Amélia & Duarte”, filme de Alice Guimarães e Mónica Santos com produção da Ciclope Filmes (de ambos os realizadores) que celebra 10 anos.
Ainda no âmbito das comemorações, jamais poderia faltar a homenagem da Casa da Animação ao filme “Estória do gato e da Lua”, um marco do cinema de animação nacional, realizado por Pedro Serrazina, que integrará o espectáculo de encerramento juntamente com um momento de poesia e música encetado por Isaque Ferreira, diseur, e o músico Rui David.
O domingo 26 de Outubro será o dia dedicado às famílias de Vila Velha de Ródão que poderão assistir à longa-metragem “Calamity” , de Remi Chayé que será exibida na sua versão dobrada em portugês e destinada a maiores de 6 anos. Pela tarde haverá, também na Casa de Artes e Cultura do Tejo, a exibição dos filmes que se sagraram vencedores na cerimónia de encerramento.
A entidade que deu início a esta celebração foi a ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação que, em 2002 e sob a presidência do realizador e produtor português Abi Feijó, instituiu a data da primeira apresentação pública do teatro óptico de Émile Reynaud como o primeiro passo dado para a ilusão de movimento, ou seja, para a possibilidade do surgimento do cinema animado.
A apresentação remonta a 28 de Outubro de 1892 no Museu Grévin, em Paris. O sistema conhecido como Teatro Óptico era, no fundo, uma fusão sistema da Lanterna Mágica e um Praxinoscópio e à reprodução original o inventor denominou-as de Pantomimas Luminosas.


