Skip to content

FESTin arranca dia 17 em Lisboa e 18 online

festin2021 banner site festin datas 1 festin2021 banner site festin datas 2
© FESTin

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – arranca no dia 17 de novembro no Cinema São Jorge, e de 18 a 21 novembro no Cinema City Alvalade. A plataforma online festinon.com, de 18 a 24 novembro, exibe gratuitamente outras longas de ficção, documentário, curtas e a Mostra Cinema Brasileiro, além da Mostra FESTinha para os pequenos.

De 17 a 24 de novembro – western spaghetti brasileiro, violência doméstica, compra de votos, racismo estrutural, o legado de Marielle Franco, a riqueza da música em português, são alguns dos temas que permeiam as narrativas dos filmes desta edição.

O Festival apresenta este ano 51 filmes de diversos países da CPLP. Destacam-se as 6 longas de ficção com exibição exclusivamente presencial e que concorrem ao Troféu Pessoa, todas inéditas em Lisboa.

banners maio 2025 2 3
Publicidade

Sessões em Lisboa

O filme de abertura é “Jesus Kid“, de Aly Muritiba, comédia que dialoga o western spaghetti e com a chanchada brasileira. As obras de Muritiba já conquistaram mais de 150 prémios em festivais de cinema, e a mais recente delas foi agraciada com o Prémio do Público Venice Days, no Festival de Veneza 2021.

Também competem “A Mulher Sem Corpo“, do realizador português António Borges Correia, longa docuficção que tem como tema a violência doméstica, eleita Melhor Filme do Cinema Português no Fantasporto 2021. Do realizador emigrado Diego Rocha, vem “A Queda“, drama sobre a investigação policial de um fotógrafo forense, que se depara com os dilemas do avô (Gracindo Júnior). “Curral“, do realizador brasileiro Marcelo Brennand, traz o tema da fragilidade do sistema eleitoral nas pequenas cidades, onde predomina a troca de votos por serviços básicos como o fornecimento de água. Com Thomás Aquino (“Bacurau”) no elenco, a longa recebeu prémios de Melhor Filme e Melhor Ator em festivais norte-americanos. “Medida Provisória“, primeira longa do aclamado artista brasileiro Lázaro Ramos, traz um Brasil distópico, com uma “medida de reparação social” que retrata o racismo estrutural desta sociedade. Com a premiada atriz Dira Paes, chega também a Lisboa a longa “Pureza“, de Renato Barbieri, inspirada em fatos reais sobre uma mãe em busca do filho desaparecido em um garimpo na região brasileira do Pará.

web 4
Medida Provisória

 

Mais 47 títulos exibidos online gratuitamente

Dentre os documentários, “Sementes: Mulheres Pretas no Poder“, das jovens realizadoras brasileiras Éthel Oliveira e Júlia Mariano, traz o legado da vereadora Marielle Franco, vítima de assassinato político, representada por outras mulheres ativistas na cidade do Rio de Janeiro. A longa portuguesa “Casa Velha“, de César Pedro, apresenta a atmosfera de criação e resiliência de uma associação de artistas do Norte de Moçambique. De Cabo Verde vem a longa “Manuel d’Novas – Coração de Poeta“, de Emanuel Lima Jesus Lopes, que retrata a obra de um dos maiores compositores cabo-verdianos de todos os tempos.

Sementes still1 5
Sementes: Mulheres Pretas no Poder