A pandemia do coronavírus Covid-19 levou ao encerramento das salas de cinema e ao cancelamento e adiamento dos festivais de cinema de todo o mundo. O YouTube lançou uma iniciativa única na história do cinema ao criar o “We Are One: A Global Film Festival”, um festival de cinema digital de dez dias com 20 festivais parceiros, a ser transmitido gratuitamente para todo o mundo entre 29 de maio e 7 de junho. O evento vai disponibilizar uma página para doações para a Organização Mundial da Saúde.

Este evento está a ser produzido e organizado pela Tribeca Enterprises de Nova Iorque e vai contar com a parceria de festivais como CannesTorontoBerlinSundanceVeneza, Karlovy Vary, Tribeca e muitos outros que foram cancelados.

Todos as organizações dos festivais concordaram em exibir os filmes, de longas e curtas-metragens, sem anúncios, e vai contar com debates sobre os filmes a serem transmitidos no canal youtube.com/weareone.

“Somos um: um festival global de cinema que une curadores, artistas e contadores de histórias para entreter e proporcionar alívio ao público de todo o mundo”, disse Jane Rosenthal, chefe da Tribeca Enterprises e do Tribeca Film Festival. “Ao trabalhar com os nossos parceiros extraordinários em festivais e no YouTube, esperamos que todos tenham uma ideia do que torna cada festival tão único e apreciam a arte e o poder do cinema”.

Robert Kyncl, diretor de negócios do YouTube, disse que este é “um evento que nunca foi feito antes e estamos orgulhosos de ser o lar desse conteúdo fantástico que é gratuito para fãs de todo o mundo”.

Até ao momento não se sabe que filmes vão ser transmitidos no festival online, mas a programação deve ficar fechada nas próximas semanas. Cada festival fará a sua própria programação de filmes a serem exibidos no evento, sendo que o “We Are One: A Global Film Festival” não substitui os festivais tradicionais, ou seja, o seu formato físico, como é o caso de Veneza e Toronto que continuam a manter as datas para setembro.

Os 20 festivais que compõem o festival online são: Festival de Cinema de Animação Annecy, Festival Internacional de Cinema de Berlim, BFI London Film Festival, Festival de Cinema de Cannes, Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, International Film Festival & Awards Macau (IFFAM), Festival de Cinema de Jerusalem, Festival de Cinema de Mumbai (MAMI), Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, Festival de Locarno, Festival Internacional de Cinema de Marraquexe, Festival de Nova Iorque, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Festival de Sarajevo, Festival de Sundance, Festival de Cinema de Sydney, Festival Internacional de Cinema de Tóquio, Festival Internacional de Cinema de Toronto, Festival de Cinema de Tribeca e Festival de Cinema de Veneza.

Este será um festival de cinema histórico.