Para celebrar o trigésimo aniversário da secção de curtas-metragens do Festival de Cinema de Locarno, Pardi di Domani, os filmes serão disponibilizados online. Estarão disponíveis de 5 a 15 de agosto, com um limite de 1590 espectadores por filme, o mesmo número de admissões físicas possíveis para assistirem à exibição de curtas-metragens em Locarno. Os filmes serão acompanhados por outros conteúdos, como, por exemplo, diversas conversas com os realizadores.

O festival está também, em conjunto com os seus parceiros, a trabalhar na criação de um ciclo de exibição das curtas-metragens nos cinemas suíços. Como habitualmente, as inscrições na competição irão permitir disputar os quatro principais prémios Pardini, além de um leque de outros prémios.

A diretora artística do festival, Lili Hinstin, afirmou: “Sentimos que o festival estava em posição de dar uma contribuição prática significativa para aquele laboratório criativo notável que são as curtas-metragens e, no espírito utópico que é a marca registada de Locarno, decidimos retornar ao conceito original da Internet como um espaço de partilha de conhecimento sem fronteiras ou hierarquias. Com a competição online Pardi di Domani, tentaremos, juntamente com os cineastas, ter uma experiência única e significativa na história do festival”.

O comité de seleção Pardi di Domani, composto por Tizian Büchi, Liz Harkman, Stefan Ivančić e Charlotte Corchète, comentou que o objetivo é tornar esta edição numa experiência única para os cineastas e para o público. Além da seleção da competição, existirá diversas oportunidades para oferecer a cada filme um lugar na história do festival. A comissão referiu ainda que, desta forma, irá permitir alcançar um público mais amplo em toda a comunidade internacional do cinema.