oficio-da-ilusao-claudia-varejao
O Ofício da Ilusão, de Cláudia Varejão

Filmin: dezembro traz Clássica e o Dia Mais Curto

No dia 22 de Dezembro, a Filmin Portugal recebe mais de 40 concertos de música clássica.

Entre os títulos com maior destaque, encontra-se o concerto de despedida do maestro holandês Bernard Haitink com a London Symphony Orchestras interpretando a 4ª Sinfonia de Anton Bruckner; o Ciclo integral das Sonatas para Piano de Beethoven pelo pianista Louis Lortie; O primeiro dueto de Martha Argerich com o violinista Guy Braunstein no Pierre Boulez Saal em Berlim; o concerto de celebração do 40º aniversário da formação especializada em música barroca, Les Arts Florisants, com o seu fundador William Christie, bem como a estreia mundial da peça que Arvo Pärt escreveu a partir da obra “Adoração do Cordeiro Místico” de Jan Van Eyck – realizada pelo Collegium Vocale de Gent com Philippe Herreweghe a dirigir.

Os assinantes da Filmin Portugal poderão igualmente usufruir dos concertos sinfónicos e eventos memoráveis ​​dos maestros lendários como o maestro Herbert Blomstedt com a Filarmónica de Berlim apresentando a 8ª Sinfonia de Bruckner; o pianista Christoph Eschenbach dirigindo 3ª Sinfonia de Saint-Saes com a Orquestra de Bamberg; John Eliot Gardiner com a 3ª sinfonia de Robert Schumann ou o maestro inglês Simon Rattle com 10ª Sinfonia de Gustav Mahler.

Entre os solistas destaque para a violinista Janine Jansen interpretando o concerto para violino de Felix Mendelssohn, o pianista Lucas Debarge interpretando Rachmaninov, o pianista Daniil Trifonov com o concerto para piano nº 1 de Shostakovich ou  Khatia Buniatishvili que executa o Concerto para Piano nº 1 de Beethoven com a Filarmónica de Paris.

© FILMIN PORTUGAL

O ciclo é completado por duas apresentações do contratenor francês especializado em música barroca Philippe Jaroussky e um ciclo de lieder de Mahler executado pelo cantor alemão de barítono Christian Gerhaher ao lado do Orquestra de Bamberg dirigida por Daniel Harding.

E para finalizar destacamos um emocionante concerto do maestro Michel Legrand, popular compositor de jazz e bandas sonoras como “The Umbrellas of Cherbourg” e “Les Demoiselles de Rochefort”  de Jacques Demy.

 

Em parceria com Agência da Curta Metragem, a Filmin Portugal volta a estar presente na celebração do formato curto e a chegada do inverno na nona edição d’O Dia Mais Curto, evento que terá lugar entre 21 e 22 dezembro e que leva o melhor da curta-metragem de norte a sul do país. 

Nesta edição, a Agência e a Filmin Portugal celebram a data com um programa dedicado exclusivamente à realizadora Cláudia Varejão com a estreia da sua nova curta-metragem,  O Ofício da ilusão

O ofício da ilusão esculpe-se com imagens de um arquivo de família das décadas de 70 e 80 e de pequenos excertos sonoros de filmes. Madame Bovary é a heroína de Flaubert e abre as hostes deste exercício narrativo.
A partir do diálogo de Ema Paiva com o seu amigo e confidente Pedro Lumiares no filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira, entendemos a identidade de género como uma caracterização estanque em valores sociais.

A programação da Filmin conta ainda com as curtas-metragens da realizadora:

– Fim-De-Semana (2008)
Um Dia Frio (2009)
– Luz da Manhã (2011)

O Dia Mais Curto acontece na Filmin Portugal de 21 a 31 de Dezembro e os filmes vão estar disponíveis em filmin.pt para todos os subscritores.

Skip to content