A plataforma de streaming Filmin vai lançar em exclusivo, no dia 24 de julho, uma estreia em território nacional, “Até Para o Ano” (2019), o primeiro filme do lusodescendente Philippe Machado.

Um drama comovente sobre a comunidade imigrante – o doce e o amargo do último dia de férias em Portugal antes de regressar a França. Obra estreada em Luxemburgo e agora exclusivamente disponível na Filmin, este é um filme sobre o ciclo da saudade, do reencontro e da despedida.

A média-metragem, protagonizada por Yannick Morzelle, Louis Allasio e Thor Schenker, é, segundo o realizador: “o fruto de um longo trabalho reflexivo. Como primeiro filme, encontrei-me num processo onde queria ser o mais fiel, honesto e íntimo possível. Falar de luto é comum, mas cada experiência é única, e rapidamente vi que esta história tão próxima de mim, podia falar a todos. Era muito importante para mim dar tudo neste primeiro filme, que fosse quase um espelho do meu interior. As férias de verão, a emigração, a doença, o fim da adolescência, as responsabilidades, todos esses sentimentos numa luz evanescente de um fim de agosto no Alto Minho. Como dizer adeus, como voltar para dizer adeus, era a questão central. Fazer um filme antes do espetro da ausência, sentir um tempo fugaz mas resistente. O sentimento do fim cria melancolia.”

“Fui muito inspirado pelos filmes de Richard Linklater (“Boyhood”, a trilogia Antes do…), pelos teen movies americanos, “Tempo Para Viver e Tempo Para Morrer”, de Hou Hsiao-hsien, pelo Miguel Gomes… Essas influências permitiram-me tomar conforto no poder do tempo no cinema, na sua suspensão e na sua parte fantasmagórica.”

Filmin-ate-para-ano-Philippe-Machado-cartaz

Fonte: Filmin