Há um filme português entre as 25 melhores curtas-metragens da iniciativa STRAIGHT 8, uma competição mundial de curtas-metragens feitas em super 8, sem nenhuma edição, criada em Londres, em 1999.

Chama-se “Hunting Day”, produzida e realizada por Alberto Seixas, e está entre as 25 melhores curtas numa competição que contou com cerca de 200 filmes de 26 países.

“Hunting Day” é um drama que aborda um dia no percurso de sobrevivência de um homem errante. O filme em formato de super 8 foi rodado em Celorico de Basto e conta com o ator João Marçal no papel principal e é a segunda experiência de realização de Alberto Seixas, depois do premiado documentário “Um Homem Não É um Homem Só”, em 2018.

Esta seleção esteve a cargo de um júri de profissionais que incluiu o realizador vencedor de um Óscar Asif Kapadia (“Senna”, “Amy”, “Diego Maradona”) e o diretor de fotografia também premiado pela Academia norte-americana de cinema Robbie Ryan (“American Honey”, “The Favourite”, “Marriage Story”).

A participação nesta competição rege-se pela utilização de apenas uma bobine de super 8, onde cada participante terá de filmar a sua curta-metragem pela ordem em que será exibida. A revelação e digitalização da mesma fica a cargo do STRAIGHT 8, o que implica que os participantes só poderão ver o seu filme na data de estreia, hoje anunciada pela organização.

Habitualmente com estreias em Cannes e em Londres para os melhores 8 e 25 filmes respetivamente, a competição será este ano integralmente exibida online, no site straight8.net. No dia 24 de junho foram exibidos online os oito melhores filmes e no dia 26 são exibidos os melhores 25. A seleção dos melhores pode ser vista aqui.