IndieJúnior Allianz 2021: Porto recebe festival em maio

fritzi-um-conto-revolucionario-IndieJunior-Allianz-2021

O Porto volta a receber o IndieJúnior Allianz, para a sua 5.ª edição do Festival de Cinema Infanto-juvenil, a decorrer entre os dias 19 e 23 de maio, nas salas da Casa das Artes, Maus Hábitos e Reitoria da Universidade do Porto, onde serão apresentados cerca de 50 filmes.

Depois de ter sido adiado, devido ao confinamento geral de janeiro, o evento adiou a sua programação para os meses de abril e maio, onde num primeiro momento realizou várias sessões para as diversas faixas etárias de grupos escolares, incluindo pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário.

O segundo momento da quinta edição do festival arranca a 15 de maio no Salão Nobre da Reitoria da UP, com uma sessão especial de warm-up. De 19 a 23 de maio o IndieJúnior Allianz regressa ao Porto com quatro dias de cinema infantil e juvenil do mais criativo e original que se faz pelo mundo fora, com oficinas, conversas e outros eventos para famílias e escolas.

Cerca de 50 filmes compõe o programa deste ano, entre longas e curtas-metragens de produção recente. Um dos principais destaques desta edição é “Fritzi – Um Conto Revolucionário”, de Ralf Kukula e Matthias Bruhn, um filme de animação que retrata os tempos da Alemanha dividida, vencedor do Prémio Escolas nesta edição de 2021.

Também nas longas metragens, e vencedor de uma menção honrosa por parte do júri oficial do festival, “Alice Júnior”, de Gil Baroni, filme brasileiro que acompanha a história do primeiro beijo de Alice, uma jovem trans youtuber, enquanto esta se vê obrigada a mudar para uma escola onde ainda imperam velhos preconceitos.

alice-junior-indiejunior-2021
“Alice Júnior”, de Gil Baroni,

Nas curtas metragens, “A Poeira do Mar”, de Héloïse Ferlay, premiado pelo Júri oficial, uma tocante história sobre as relações familiares e as famílias mono-parentais. Temas fortes ainda na programação de 2021, as questões de género destacadas em “RAPAZESRAPARIGASMIX”, um documentário sobre uma criança intersexo; a morte e a forma como lidamos com eles em “Daqui à Lua”, de Sara Kolster; os impactos do capitalismo e da sociedade em que vivemos no equilíbrio do planeta em “Normal”, de July Cat, e o equilíbrio dos ecossistemas na longa de animação “Bom dia Mundo!”, de Anne-Lise Koehler e Éric Serre.

O alinhamento completa-se com uma sessão especial no Maus Hábitos e um debate em torno dos urgentes assuntos ambientais (Não Há Planeta B), que decorrerá no dia 19 de maio, pelas 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, com a participação de elementos responsáveis pela organização da recente Greve Climática Estudantil, da Extinction Rebellion e da Zero Waste Portugal.

Complementando o trabalho iniciado em novembro com a iniciativa Eu Programo Um Festival de Cinema, a plataforma online criada pelo festival permitirá a organização de sessões de cinema nas escolas.

PROGRAMA INDIEJÚNIOR ALLIANZ 2021

Sábado, 15 de maio, 11h00, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
Sessão Warm-up
Quarta, 19 de maio, 18h00, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto
Filme-Debate: Não Há Planeta B
Classificação Etária: +10
Duração: 90′

Quarta, 19 de maio, 20h30, Maus Hábitos
Cinema à Mesa: Cinema Fronteira – Entre a Juventude e a Idade Adulta
Classificação Etária: +13 anos
Duração: 51´

Quinta, 20 de maio, 19h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Pensar, Ser , Agir
Classificação Etária: +15 anos
Duração: 56’

Sexta, 21 de maio, 18h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Passo a Passo
Classificação Etária: +12 anos
Duração: 50’

Sexta, 21 de maio, 20h30, Casa das Artes
Alice Júnior
Classificação Etária: +15 anos
Duração: 87′

Sábado, 22 de maio, 11h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Amor e Natureza
Classificação Etária: Toda a Família/+3 anos
Duração: 43′

Sábado, 22 de maio, 16h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Grandes Amizades
Classificação Etária: +6 anos
Duração: 51′

Sábado, 22 de maio, 17h30, Casa das Artes
Fritzi: Um Conto Revolucionário
Classificação Etária: +9 anos
Duração: 86′

Domingo, 23 de maio, 11h00, Casa das Artes
Sessão de curtas: Pequenos e Graúdos
Classificação Etária: +3 anos
Duração: 41′

Domingo, 23 de maio, 16h00, Casa das Artes
Bom dia Mundo!
Classificação Etária: +6 anos
Duração: 61′

Domingo, 23 de maio, 17h30, Casa das Artes
Sessão de curtas: Crescer e Aprender
Classificação Etária: +9 anos
Duração: 48′

Fonte: IndieJúnior

Skip to content