“As Ondas” é uma vídeo-instalação de João Cristovão Leitão, um trabalho ensaísta que se apresenta no Festival Temps d’Images em Lisboa, na galeria Desvio, de 16 a 25 de Outubro, e no Festival Singular em Castelo Branco, de 1 a 29 de Novembro.
Neste vídeo-ensaio, o autor convoca a sua avó materna a recontar a sua história, pontuando-a com o romance de Virginia Woolf com o mesmo título.
“As Ondas” nasce de um reencontro com imagens do arquivo familiar do realizador – mais concretamente, da sua avó materna – e o romance homónimo de Virginia Woolf. Se as primeiras traçam visualmente o arco de vida de uma mulher real, o segundo traça literariamente o arco vida de seis personagens, que navegam a transitória existência humana.
Deste embate – para o qual também Borges é convocado – emerge um monólogo a várias vozes, onde as fronteiras entre o biográfico e o ficcional se (con)fundem, e o tempo e a memória, como não podia deixar de ser, se entrelaçam.
Por meio de uma ficção fantástica, o texto desenrola-se colocando a Lourdes de 93 anos em diálogo com a jovem Lourdes de 18 anos, numa conversa que se vai tecendo e que se vai transformando num monólogo a uma só voz.
Com recurso a um extenso arquivo visual e biográfico, o autor (neto) mapeia o passado e a memória familiar da sua avó. Este trabalho é uma homenagem à passagem e atravessamento de gerações, que coloca em debate o velho com o novo, a Lourdes do presente com a Lourdes do passado (que no vídeo se corporifica na voz do neto).
Há também uma celebração da vida através da recordação dos mortos, dos fantasmas, das memórias passadas, na contínua constatação que a vida se eterniza de geração para geração, de avó para neto, e assim para sempre.
Neste vídeo-ensaio, o público é confrontado com a passagem do tempo, o envelhecimento humano e a memória afectiva, num tributo poético à herança familiar, às avós, e à ancianidade.
A exposição fica aberta dias 17 e 18, e de 23 a 25 de Outubro, das 16h às 20h, o vídeo-ensaio tem a duração de 30minutos e serão disponibilizados auscultadores individuais a cada visitante.
João Cristóvão Leitão é licenciado em Teatro – Dramaturgia (ESTC) e mestre em Arte Multimédia – Audiovisuais (FBA-UL). Desenvolve projectos relacionados com a imagem em movimento (instalação, videoarte e cinema), os quais foram exibidos a nível internacional (Áustria, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Peru e Sérvia). Colaborou com: SillySeason, Rabbit Hole, VIDEOLOTION, Ana Jezabel e António Torres, Teatro do Vão, João Pedro Fonseca, Rodrigo Pereira, Diego Bragà, Rodrigo Teixeira e João Estevens.